Questões sobre Teoria em História

Com relação à produção historiográfica das décadas de 1930 e 1940, julgue os itens subsequentes. Tema corrente no Brasil desde o século XIX, a diversidade racial da população brasileira seguia como assunto polêmico em 1930, tendo sido debatida por intelectuais importantes desse período, como Oliveira Vianna e Gilberto Freyre.
  • C. Certo
  • E. Errado
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Com relação à produção historiográfica das décadas de 1930 e 1940, julgue os itens subsequentes. Em Formação do Brasil contemporâneo, Caio Prado Jr. busca esclarecer a origem das desigualdades sociais brasileiras.
  • C. Certo
  • E. Errado
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No que se refere à produção acadêmica e a renovações teórico-metodológicas na área da historiografia brasileira, julgue os itens a seguir. Assim como outros países, o Brasil tem utilizado recursos informáticos como ferramenta para produção do conhecimento histórico; exemplo disso são os projetos que criam metodologias novas com o uso de tecnologia de georreferenciamento e de bancos de dados.
  • C. Certo
  • E. Errado
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No que se refere à produção acadêmica e a renovações teórico-metodológicas na área da historiografia brasileira, julgue os itens a seguir. Novidades tecnológicas impactam a escrita da história: nos e-books, por exemplo, grande quantidade de fontes históricas pode integrar uma narrativa histórica.
  • C. Certo
  • E. Errado
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No que se refere à produção acadêmica e a renovações teórico-metodológicas na área da historiografia brasileira, julgue os itens a seguir. Um campo de pesquisa relativamente novo no Brasil é o dos estudos sobre a pós-abolição, que se dedicam a investigar formas de exclusão social da população negra e mestiça após o fim da escravidão e a abordar os sentidos sociais e políticos da memória da escravidão.
  • C. Certo
  • E. Errado
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O grande medievalista francês Marc Bloch, autor do clássico Apologia da História ou o ofício do historiador, inaugurou a concepção de “história como problema”, em oposição a uma historiografia positivista que se apoiava em fatos, datas, grandes nomes e heróis. Com Lucien Febvre, ele foi um dos criadores da moderna historiografia conhecida como Escola dos Anais (Annales).

Relativamente às transformações pelas quais passou a produção e a escrita do conhecimento histórico a partir das primeiras décadas do século XX, julgue os itens seguintes.

Eis uma síntese da historiografia contemporânea surgida com os Anais: novos objetos, novos problemas e novas abordagens, reconfigurando a maneira de se produzir o conhecimento histórico.
  • C. Certo
  • E. Errado
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Quanto ao uso da memória nos estudos históricos, analise as afirmações seguintes.

I - A memória é a lembrança pessoal de um tempo no qual se comemoram eventos.

II - A memória coletiva é o maior interesse na história porque traz uma leitura sobre o tempo vivido.

III - A técnica da história oral faz parte dos estudos da história do tempo presente.

IV - A oralidade foi incorporada pela história na corrente positivista.

V – A oralidade é um recurso pedagógico das aulas de história somente do ensino médio.

VI – História e memória são pensadas principalmente em relação ao patrimônio histórico-cultural.

Estão corretas:

  • A. I, IV e V.
  • B. II, III e IV.
  • C. II, III e VI.
  • D. I, III e V.
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É consensual a importância da história nas sociedades contemporâneas. Não por outra razão, a presença da disciplina nas diversas etapas da educação básica desempenha múltiplos papéis, entre os quais o de sua indiscutível potencialidade na formação dos estudantes. Nessa perspectiva, julgue os itens a seguir, relativos às diversas formas de contribuição que o estudo da história pode oferecer aos alunos. A história confere maior riqueza e relevância à difícil e complexa tarefa de compreensão do presente.
  • C. Certo
  • E. Errado
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O grande medievalista francês Marc Bloch, autor do clássico Apologia da História ou o ofício do historiador, inaugurou a concepção de “história como problema”, em oposição a uma historiografia positivista que se apoiava em fatos, datas, grandes nomes e heróis. Com Lucien Febvre, ele foi um dos criadores da moderna historiografia conhecida como Escola dos Anais (Annales).

Relativamente às transformações pelas quais passou a produção e a escrita do conhecimento histórico a partir das primeiras décadas do século XX, julgue os itens seguintes.

A conhecida expressão “toda história é contemporânea” sepulta a ideia de ser o passado objeto de investigação por parte do historiador.
  • C. Certo
  • E. Errado
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O grande medievalista francês Marc Bloch, autor do clássico Apologia da História ou o ofício do historiador, inaugurou a concepção de “história como problema”, em oposição a uma historiografia positivista que se apoiava em fatos, datas, grandes nomes e heróis. Com Lucien Febvre, ele foi um dos criadores da moderna historiografia conhecida como Escola dos Anais (Annales).

Relativamente às transformações pelas quais passou a produção e a escrita do conhecimento histórico a partir das primeiras décadas do século XX, julgue os itens seguintes.

Uma característica marcante da nova história, na esteira das inovações trazidas pela Escola dos Anais, foi o radical afastamento da história em relação às demais ciências humanas e sociais.
  • C. Certo
  • E. Errado
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