Questões sobre História do Brasil

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre História do Brasil

#Questão 1126336 - História, História do Brasil, VUNESP, 2025, Prefeitura de Sertãozinho - SP, Professor de Educação Básica II - História

Nas histórias da colonização, de modo geral, opõe-se o caso de Portugal, com suas feitorias comerciais, ao da Espanha, dotada de um verdadeiro império territorial. A oposição, sem dúvida, pode ter existido, mas falta a verdadeira explicação, pois no Brasil foi de fato um império territorial que os portugueses erigiram.


(Marc Ferro. História das colonizações:

das conquistas às independências, século XIII a XX)


De acordo com o autor, a “verdadeira explicação”, para que Portugal não tivesse erigido o mesmo império territorial na África, reside no fato de que

#Questão 1126338 - História, História do Brasil, VUNESP, 2025, Prefeitura de Sertãozinho - SP, Professor de Educação Básica II - História

Ao longo do século XIX, as elites brasileiras e os escravistas de um modo geral tiveram de enfrentar a resistência dos cativos em cada lugar em que a escravidão floresceu. Essa resistência sugere que o projeto vencedor de um país escravocrata não foi desfrutado sem a contestação dos principais perdedores.


As rebeliões representaram a mais direta e inequívoca forma de resistência escrava coletiva.


(João José Reis. Nos achamos em campo a tratar da liberdade:

a resistência negra do Brasil oitocentista. Em: Carlos Guilherme Mota (org.).

Viagem incompleta. A experiência brasileira (1500-2000). Formação: histórias)



Segundo o historiador, as rebeliões

#Questão 1126341 - História, História do Brasil, VUNESP, 2025, Prefeitura de Sertãozinho - SP, Professor de Educação Básica II - História

A matriz do dissenso historiográfico está na caracterização do sistema escravista, tido por alguns como violento e cruel, por outros como brando, benevolente. Quem inicialmente obteve grande repercussão ao difundir essa última concepção foi Gilberto Freyre.


A partir da década de 1950, Florestan Fernandes, Otávio Ianni, Emília Viotti da Costa passam a produzir teses que divergem diametralmente das de Freyre.


(Suely Robles Reis de Queiróz. Escravidão negra em debate.

Em: Marcos Cezar de Freitas (org.).

Historiografia brasileira em perspectiva. Adaptado)



Para os pensadores que se opunham às ideias de Freyre, a escravidão

#Questão 1126344 - História, História do Brasil, VUNESP, 2025, Prefeitura de Sertãozinho - SP, Professor de Educação Básica II - História

O sentimento antilusitano já era expresso mais livremente pelas camadas populares e vai, aos poucos, tornando- -se mais explícito entre a elite imperial brasileira. Alguns grupos associavam claramente o que consideravam “atraso” material e cultural do Brasil à administração portuguesa colonial e à permanência de vários traços dela no Império.


A República proclamada em 1889, sedenta de construir- -se sobre a incompetência monárquica, intensificou o antilusitanismo ao acrescentar aos antigos dominadores um outro epíteto medonho: assassinos do grande herói nacional, Tiradentes.


O primeiro a levantar-se contra toda essa construção mais imaginária que histórica foi Gilberto Freyre.


(Eduardo França Paiva. De português a mestiço: o imaginário brasileiro sobre a colonização e sobre o Brasil. Em: Lana Mara de Castro Siman e Thais Nívia de Lima e Fonseca (org.). Inaugurando a História e construindo a nação – discursos e imagens no ensino de História. Adaptado)



Considerando a discussão do excerto, Freyre 

#Questão 1134305 - História, História do Brasil, VUNESP, 2025, SEDUC-SP, Professor de Educação Básica II - História

Leia o texto a seguir:

A escravidão perpetua na história brasileira, assinalando seu caráter não anacrônico às relações sociais brasileiras.

(Tiago Muniz Cavalcanti; Rafael Garcia Rodrigues, Trabalho escravo contemporâneo: hoje, o mesmo de ontem. Veredas do Direito, Belo Horizonte, Dom Helder, v. 20, 2023. Adaptado)

De acordo com os autores, o trabalho escravo contemporâneo

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis