Questões sobre História do Brasil da CETRO

História - História do Brasil - Instituto Nacional de Educação (CETRO) - 2017 - TJRJ/RJ - Titular de Serviços e Notas e de Registros

Observe as 3 imagens abaixo e, em seguida, analise as assertivas.

I. As manifestações sociais que ocorreram no Rio de Janeiro em três momentos diferentes têm o mesmo propósito, mas as imagens não se relacionam.

II. As imagens se referem ao aumento do custo das passagens do transporte público e se depararam com reações violentas da polícia. Entretanto, a questão dos transportes não estava relacionada a outros problemas sociais enfrentados pela população.

III. A Revolta do Vintém redefiniu atores, plateia e encenação da cultura política, visto que os anos anteriores a 1880 colocavam o público como espectador ou comentarista, mas não como participante ativo.

IV. A Revolta do Vintém foi um indício das mudanças sociais, políticas e econômicas dos finais do governo de Dom Pedro I, mas o motim não trouxe maiores consequências no que tange ao problema do transporte público do Rio de Janeiro.

V. A Revolta do Vintém foi provocada pelo aumento da passagem dos bondes. No entanto, as questões que envolveram o motim estavam relacionadas à visão tradicional do Estado quanto às normas e às obrigações sociais postas em prática. Portanto, quando os milhares de pessoas se reuniram no Campo de Santana, em 1º de janeiro de 1880, para entregar petição a D. Pedro II, não visavam à derrubada da instituição, mas sim a valer os direitos já instituídos. O desrespeito a esses direitos foi a motivação para o motim, que terminou tendo o imposto revogado.

Sobre o exposto, é correto o que se afirma em

  • A. I e II, apenas.
  • B. III e IV, apenas.
  • C. I e V, apenas.
  • D. II e IV, apenas.
  • E. III e V, apenas.
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Analise as afirmações abaixo sobre a formação do Estado brasileiro e questões étnicas. Marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Durante o período colonial não havia uma competição direta no mercado e a mobilidade social estava à mercê de um sistema de patronagem conduzido por uma elite branca.

( ) Diferentemente da elite norte-americana, a elite brasileira, em alguns casos, contrariava a atitude formal e discriminatória em relação aos negros e aceitava alguns deles, sobretudo mulatos de pele clara, em meio à sua camada.

( ) Constam, na Constituição Brasileira de 1824, amplas referências à escravidão existente naquele período.

  • A.

    V/ V/ V

  • B.

    V/ V/ F

  • C.

    F/ F/ V

  • D.

    V/ F/ V

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Levando em conta o contexto da proclamação da República e o período que a sucede, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A partir da proclamação da República brasileira, em 1889, houve uma drástica cisão entre o Estado e a Igreja, o que implicou um afastamento entre a República e o Vaticano.

  • B.

    Com a República brasileira proclamada, surgiram ao longo do país diversos movimentos de insatisfeitos com o novo regime. Todos eles de caráter unicamente político.

  • C.

    Muitos dos chamados republicanos históricos tiveram vaga participação na proclamação da República e foram criticados no período que se seguiu.

  • D.

    O modelo ditatorial republicano proposto pelos positivistas brasileiros, diferentemente do modelo comteano, era comparável com o socialismo, e incluía, a um prazo mais longo que o proposto por este modelo, um período final onde o pleno progresso seria atingido pela revolução proletária.

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Sobre o chamado “mito da democracia racial” no Brasil, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Teve em Gilberto Freyre seu principal defensor. Ainda que reconhecesse certas ambiguidades na atitude do brasileiro em relação ao negro, Freyre ressalta a diferença do brasileiro no tratamento de seus escravos se comparados, por exemplo, à escravidão entre os povos árabes, que costumavam tratar seus escravos de forma muito menos amena.

  • B.

    O escritor Machado de Assis, apesar de ter poucos escritos direcionados às questões raciais, é frequentemente utilizado para refutar a noção de democracia racial no Brasil. Machado de Assis, mulato, apesar de receber o devido prestígio hoje, foi desconhecido em seu tempo devido à sua condição social – o que corrobora a ideia de que havia, de fato, um preconceito aberto em relação ao negro.

  • C.

    A figura do mulato foi o principal representante dos críticos da democracia racial, pois, ainda que teóricos como Gilberto Freyre defendessem a miscigenação, o preconceito contra o mulato, fruto dessa mistura, era tão grande quanto o existente em relação ao negro.

  • D.

    Os críticos da noção de democracia racial a partir de meados do século XX passaram a ressaltar o fato de que enquanto no período colonial havia obstáculos ao preconceito aberto em relação ao negro, em uma sociedade competitiva como a capitalista o branco viu-se com a necessidade de lidar de maneira direta com seus preconceitos velados.

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Leia a afirmação abaixo para responder à questão 28.

Durante o governo de Juscelino Kubitschek, o sindicalismo continuou amplamente associado às estruturas oficiais – a exemplo do que ocorria sob Getúlio Vargas e diferentemente do que aconteceria durante o governo de João Goulart.

É possível afirmar que o trecho está

  • A.

    inteiramente correto.

  • B.

    incorreto, pois, durante o governo de JK, as lideranças sindicais, em vista das dificuldades de articulação dentro das estruturas oficiais, criaram organismos de funcionamento paralelo a estas – diferentemente do que ocorria sob Getúlio Vargas e a exemplo do que ocorreria sob a presidência de João Goulart.

  • C.

    parcialmente incorreto, pois durante o governo João Goulart, o sindicalismo seguiu inteiramente associado às estruturas governamentais.

  • D.

    incorreto, pois o sindicalismo, desde seu nascimento, funcionou paralelamente às estruturas oficiais.

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Acerca da formação do Estado Brasileiro, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Diferentemente do que ocorreu no contexto da Independência do Brasil, a Proclamação da República contou com ampla e intensa participação popular.

( ) A Independência Brasileira realizou-se de forma menos conflituosa do que nos demais territórios da América Latina, visando à manutenção do federalismo vigente desde 1822.

( ) A figura da mulher, sobretudo negra e índia, era amplamente retratada como símbolo da pátria brasileira em pinturas das primeiras décadas da República.

  • A.

    V/ V/ V

  • B.

    F/ F/ F

  • C.

    V/ F/ V

  • D.

    F/ V/ V

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Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.

Ao longo do século XVIII, em território brasileiro, houve diversos movimentos revoltosos em nível ___________. ____________, __________________ e______________ são os principais exemplos de tais movimentos.

  • A.

    nacional/ Inconfidência Mineira/ Conjuração dos Alfaiates/ Revolução de 1817 em Pernambuco

  • B.

    nacional/ Inconfidência Mineira/ Revolução Farroupilha/ Conjuração dos Alfaiates

  • C.

    local/ Inconfidência Mineira/ Conjuração dos Alfaiates/ Revolução de 1817 em Pernambuco

  • D.

    local/ Revolução Farroupilha/ Inconfidência Mineira/ Conjuração dos Alfaiates

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Em relação às questões étnicas e à participação política, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) O tipo de cultura difundido pela metrópole durante o primeiro período da colonização brasileira destaca-se por seu caráter senhorial, escolástico, obscurantista e acrítico.

( ) A renovação cultural promovida pelo Marquês de Pombal visava à redução do poder da autoridade pública, o que foi possível por meio de sua reaproximação com a Companhia de Jesus.

( ) Se no âmbito cultural houve forte contribuição indígena em nossa formação nacional, o mesmo não se pode dizer sobre o aspecto jurídico, que fez do índio antes um objeto de proteção do que parte ativa no processo de nossa formação jurídica.

  • A.

    V/ V/ V

  • B.

    F/ F/ F

  • C.

    F/ V/ F

  • D.

    V/ F/ V

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Leia atentamente as assertivas abaixo.

I. Apesar da repressão do regime militar brasileiro às lideranças sindicais ligadas ao populismo, não houve um desmantelamento dos sindicatos a partir de 1964.

II. O assistencialismo por parte do governo militar brasileiro contribuiu para a atividade de movimentos sociais no campo.

III. Os movimentos que reivindicavam a posse da terra e a aplicação dos direitos trabalhistas à realidade campesina foram amplamente reprimidos e reduzidos durante o período da ditadura militar brasileira.

IV. O sindicalismo a partir do governo Geisel caracteriza-se pelo retorno do estreito vínculo com as estruturas governamentais.

Sobre o que se refere aos assuntos: formação do Estado brasileiro, trabalho e sociedade e participação política, é correto o que se afirma em

  • A.

    I, II e IV, apenas.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    III e IV, apenas.

  • D.

    III, apenas.

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Sobre os temas cultura e cidadania, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) À exceção de nomes como Cândido Portinari, que se comprometeu com questões sociais referentes ao contexto de 1964, raros foram os casos de artistas plásticos atuantes no período inicial da ditadura.

( ) A música de protesto de Chico Buarque, Elis Regina, Edu Lobo, Geraldo Vandré, entre outros nomes; o tropicalismo; e a Jovem Guarda foram os principais movimentos musicais contestatórios durante o regime militar.

( ) O Cinema Novo, que teve em Glauber Rocha o seu principal nome, propôs algo semelhante ao que o Neo-Realismo italiano já havia realizado: uma abordagem crítica da realidade social do país, ao mesmo tempo, indo na contramão do que as chanchadas da Atlântida e a “Hollywood tropical” da Cia. Vera Cruz costumavam produzir no país.

  • A.

    F/ F/ V

  • B.

    V/ F/ V

  • C.

    V/ V/ F

  • D.

    V/ V/ V

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