Questões sobre História do Brasil

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre História do Brasil

Podemos considerar que, historicamente, a economia brasileira nasceu com o mercado de exportação, mesmo que em forma da injusta exploração que países europeus faziam de nossos recursos naturais, tendo como primeiro produto de significativa comercialização: 

#Questão 924406 - História, História do Brasil, FURB, 2023, Prefeitura de Schroeder - SC, Professor B - História - Ensino Fundamental (Anos Finais)

A _______ foi um movimento popular que ocorreu na província do Maranhão entre 1838 e 1841. Esse movimento teve como origem a insatisfação da população com as condições políticas e sociais na província. A província do Maranhão era uma das mais pobres e a elite local controlava a economia e o governo da província. A escravidão era amplamente praticada na região, e a maioria da população era composta por trabalhadores rurais pobres, escravizados e mestiços. O movimento começou em novembro de 1838, quando um grupo de trabalhadores rurais se rebelou contra as condições de trabalho nas fazendas de algodão da região de Caxias. Essa revolta se espalhou rapidamente pela província e logo os rebeldes começaram a se organizar em grupos armados. Os rebeldes tinham uma série de demandas, incluindo a abolição da escravidão, a reforma agrária, a redução dos impostos e a libertação de presos políticos. O movimento foi brutalmente reprimido pelo governo do Brasil, que enviou tropas para a região para combater os rebeldes. A repressão foi liderada pelo governador do Maranhão, Paulo Sousa e Melo, que usou táticas violentas para acabar com a rebelião.
Marque a alternativa que corretamente preenche a lacuna no trecho apresentado:

#Questão 924409 - História, História do Brasil, FURB, 2023, Prefeitura de Schroeder - SC, Professor B - História - Ensino Fundamental (Anos Finais)

Durante a Nova República no Brasil, que se iniciou em 1985, foram implementados vários planos econômicos. O primeiro deles foi o Plano Cruzado, lançado em 1986 pelo então presidente José Sarney. O objetivo do plano era controlar a inflação que estava em torno de 200% ao ano. O plano foi bem-sucedido nos primeiros meses, mas os controles sucessivos sobre a economia geraram desequilíbrios e distorções. Por conta disso, foi o criado o segundo plano econômico denominado:

Analise as seguintes assertivas considerando o processo histórico das manifestações religiosas no Brasil, buscando o entendimento de como o Estado brasileiro estruturou a esfera das liberdades sobre as práticas religiosas:

I. A historiografia mostra que as religiões “populares”, ligadas ao imaginário afrodescendente, foram perseguidas durante o século XX.
II. Historicamente, podemos afirmar que o código penal brasileiro de 1890 impôs penas severas para aqueles que praticassem ou incentivassem a prática de outras religiões. Essas penas incluíam a prisão, a multa e até mesmo a deportação. Além disso, o código penal também proibia a publicação de qualquer material que fizesse apologia às outras religiões.
III. É possível afirmar que a liberdade religiosa no Brasil e sua relação com o Estado tiveram várias fases, a tal ponto que o ecumenismo já é uma máxima, e a discriminação, coisa do passado, graças à regulação do Estado sobre os princípios éticos e cristãos.

Quais estão corretas?

Os objetivos de controlar a informação e de promover a imagem do governo Vargas não nasceram com o Estado Novo, tendo sido vislumbrados desde os primeiros tempos, quando, em 1931, foi criado o Departamento Oficial de Publicidade. Não parece ser estranho a essa iniciativa o surgimento de canções populares exaltando a figura de Getúlio, dentre as quais se destaca “Gê-Gé (seu Getúlio)”, de Lamartine Babo, composta em 1931 e cantada por Almirante, com estes versos de abertura:
“só mesmo com revolução, graças ao rádio e ao parabelo, nós vamos ter transformação neste Brasil verde e amarelo,” aos quais segue a enunciação soletrada do nome de Getúlio com uma inventiva impossível de reproduzir num texto escrito. [...] (Boris Fausto. Getúlio Vargas: o poder e o sorriso. São Paulo: Companhia das Letras, 2006. p. 115-117.)
Amado ou odiado, o estadista Getúlio Vargas (como outros, em outras épocas e lugares) construiu a sua imagem através do controle dos meios de comunicação, e isso muito antes do Estado Novo. Especificamente no contexto da “Era Vargas”, a propaganda: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis