Questões sobre História do Brasil

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Listagem de Questões sobre História do Brasil

O general Góis Monteiro, Ministro da Guerra de Getúlio Vargas, afirmava em uma carta dirigida ao presidente em 1934: " O desenvolvimento das idéias sociais preponderantemente nacionalistas e o combate ao estadualismo ( provincialismo, regionalismo, nativismo) exagerado não devem ser desprezados, assim como a organização racional e sindical do trabalho e da produção, o desenvolvimento das comunicações, a formação das reservas territoriais e milícias cívicas, etc., para conseguir-se a disciplina intelectual desejada e fazer desaparecer a luta de classes, pela unidade de vistas e a convergência de forças para a cooperação geral, a fim de alcançar o ideal comum à nacionalidade."

No trecho dessa carta estão expressos pontos centrais do regime instalado após a Revolução de 1930, entre eles:

A efêmera aliança de D. Pedro com os brasileiros não resultara senão do ódio comum, que com eles partilhava, às cortes constituintes de Portugal. Mas realizada a independência, desperta nele a natural solidariedade com os compatriotas, que ainda lhe ofereciam um poder absoluto, diferente do papel decorativo do soberano constitucional que lhe queriam emprestar os aliados de véspera.

O texto retrata a situação do Brasil após a independência e a única alternativa incorreta sobre o período é:

" Assim confabulam, os profetas, numa reunião fantástica, batida pelos ares de Minas. Onde mais poderíamos conceber reunião igual, senão em terra mineira, que é o paradoxo mesmo, tão mística que transforma em alfaias e púlpitos e genuflexórios a febre grosseira do diamante, do ouro e das pedras de cor?" (ANDRADE, C. Drummond de, "Colóquio das Estátuas". In: MELLO, S., Barroco Mineiro, S.Paulo, Brasiliense, 1985)

A origem desse traço contraditório que o poeta afirma caracterizar a sociedade mineira remete a um contexto no qual houve:

No Brasil de hoje, convivem cerca de 120 etnias indígenas, cada qual com identidade própria, ao lado de uma imensa população formada por descendentes de povos africanos (daometanos, oirubás, gegês, kêtus, bantos, congoleses, angolanos e moçambicanos) e de um grupo expressivo de imigrantes e descendentes de povos de vários continentes. Em face dessa realidade, e considerando práticas culturais arraigadas, inclusive no ambiente escolar, assinale a opção incorreta.

Um dos problemas ainda hoje verificados na condução da temática indígena, na escola, é o de que os avanços da pesquisa histórica e antropológica nem sempre são incorporados pelos livros didáticos, razão pela qual tendem a prevalecer, em sala de aula, formulações esquemáticas e reducionistas em relação aos povos indígenas. Para se superar o problema, seria conveniente

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