Listagem de Questões sobre Geral
"O Tratado de Versalhes nem liquidou, nem abrandou a Alemanha. Uma vez que continha uma cláusula denunciando a culpa do país como um agressor, dava a todos os alemães patriotas um grande motivo de queixa [...]. A Alemanha, embora desarmada pelo tratado, ainda possuía a economia mais poderosa da Europa. Dentro de vinte anos, ela estaria pronta para mais uma vez tentar exigir do mundo o devido respeito".
(O mundo em armas. História em Revista)
O texto acima se reporta à:
revolução socialista alemã que derrubou o governo do Kaiser Guilherme II.
ligação da participação alemã nos dois maiores conflitos do século XX.
falência plena da Alemanha na Primeira Guerra mundial.
decadência da Alemanha após as duas grandes guerras no século XX.
"Cuba enfrenta, assim, no fim do século XX, o desafio de seguir sozinha o socialismo numa pequena ilha do Caribe, contra os ventos do mercado mundial".
(Emir Sader. Cuba, Chile e Nicarágua,
Socialismo na América Latina)
O texto se refere à situação de Cuba que se agravou com a:
decisão de Fidel Castro de se manter no poder por tempo indeterminado.
ampliação das sanções econômicas por parte de vários países da América do Sul.
crise do açúcar, principal produto de exportação cubana, no mercado internacional.
suspensão de grande parte dos financiamentos soviéticos para o governo cubano.
Leia atentamente a citação abaixo, que traz parte de material de propaganda utilizado em importante episódio da história recente do Brasil.
Assinale a alternativa que indica corretamente o episódio para o qual essa propaganda foi utilizada.
O plebiscito de janeiro de 1963 no qual a população se definiu entre o Presidencialismo e o Parlamentarismo.
A campanha das Diretas-Já, realizada em 1984, na qual a população exi-gia o direito de escolher o Presidente.
A campanha pelo "impeachment" do Presidente Collor, em 1992, acusado de corrupção no exercício de suas funções.
O plebiscito realizado em 1993 no qual a população se posicionou entre a Monarquia e a República, e entre o Parlamentarismo e o Presidencialis-mo.
Observe atentamente os dados do quadro abaixo:
O Milagre Econômico Brasileiro, iniciado logo após o golpe de 1964, foi financiado pelo capital externo e funcionou como elemento de legitimação do novo regime.
A queda da inflação, nos primeiros anos do regime militar, foi fruto de me-didas recessivas que visavam à retomada, em um segundo momento, da expansão econômica.
Os elevados índices de crescimento da economia brasileira, durante a ditadura militar, tiveram como um de seus resultados a melhoria das con-dições salariais dos trabalhadores.
A queda dos índices de crescimento econômico observada no início do regime militar decorre da adoção de um modelo nacionalista que impedia a presença de capitais estrangeiros no País.
Observe a charge abaixo.
O agravamento do quadro de concentração de renda brasileiro, forçando o Estado a ampliar o orçamento destinado às políticas de seguridade so-cial.
A crise do sistema de previdência pública que tem como um de seus mo-tivos o crescimento do número de benefícios pagos em função do enve-lhecimento da população.
As dificuldades de geração de empregos necessários para absorver no-vos contingentes de mão-de-obra, em função das transformações econô-micas ocasionadas pela política neoliberal.
O descompasso existente entre o número de contribuintes e o número de beneficiários do sistema previdenciário em função da diminuição de em-pregos formais observada no País.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}