Listagem de Questões sobre Geral
No século XIX, a História buscou afirmar-se como saber científico e, para tanto:
confirmou seu vínculo com a Filosofia, tida como necessária à análise crí-tica dos acontecimentos.
procurou afastar-se da Filosofia com o objetivo de banir a subjetividade e a metafísica do conhecimento.
estreitou seus laços com a Filosofia Iluminista, considerada suporte para a elaboração do método crítico.
rejeitou os princípios abstratos da Filosofia e, com êxito, eliminou a inter-ferência do sujeito na produção do conhecimento.
Segundo José Carlos Reis, "a mudança substancial que o programa dos An-nales realizou pode ser chamada de revolução científica (...)". (REIS, J. C. A História, entre a filosofia e a ciência, p. 63)
Essa "revolução científica" promovida pelos Annales, no momento de sua fun-dação, é verificada:
na mudança dos objetos de pesquisa que passam a priorizar temas da história política e militar.
na aproximação da história com as "ciências auxiliares" para averiguação da autenticidade documental.
na mudança do conceito de tempo histórico, que consiste na superação estrutural do evento.
na abolição do realismo historiográfico pela crença na impossibilidade da compreensão objetiva do passado.
O ensino e o ensino de História em particular têm sofrido significativas trans-formações, redefinido seus objetos, conteúdos e métodos. Dentre essas trans-formações, destacam-se, EXCETO:
a tentativa de superação da passividade do aluno diante do conhecimento, estimulando sua autonomia e reflexão.
a busca do abandono de práticas empiristas baseadas na simples trans-missão e memorização de conteúdos.
a utilização da pesquisa como princípio educativo, valorizando-se os conteúdos como instrumentais para a solução de questões propostas.
a transmissão do saber acadêmico para o currículo escolar anulando-se as diferenças entre o conhecimento universitário e o saber escolar.
A Guerra Fria, caracterizando a disputa do poder mundial entre Estados Unidos e União Soviética, manifestou-se de várias formas, inclusive no campo militar propriamente dito. A esse respeito, marque com (V) a assertiva verdadeira e com (F) a assertiva falsa, assinalando em seguida a opção correspondente.
V, V, V
V, V, F
F, F, V
F, F, F
V, F, F
Analise as proposições abaixo, referentes às civilizações clássicas da Antiguidade:
I - A ruptura entre concepções religiosas e científicas foi uma característica marcante da Grécia Antiga.
II - A democracia moderna difere em alguns aspectos da democracia grega antiga, porém uma das semelhanças é a instituição do voto universal.
III - A idéia do público e do privado, de cidadania, bem como as concepções administrativas e a formação das cidades tiveram destaque na civilização greco-romana.
IV - Dentre as incorporações do Direito romano ao mundo moderno, destacam-se o direito de família e a concepção da mutabilidade das leis.
Assinale a opção em que todos os números correspondem a proposições verdadeiras:
I, II, III e IV
I, II e III
I, III e IV
II e IV
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}