Questões de História do ano 2008

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de História do ano 2008

A moderna concepção de ensino de História afasta-se dos velhos esquemas mecânicos de causa e conseqüência, da ação exclusiva de alguns indivíduos e de que os fatos se esgotam em si mesmos. Assim, o conhecimento histórico produzido e transmitido em sala de aula implica

Uma teoria de História, bastante difundida e aceita, sustenta que os fatos, por mais importantes que sejam, não se explicam por si mesmos e que compreendê-los requer estudar as estruturas maiores nos quais se alojam. Segundo essa teoria, enquanto os fatos acontecem no tempo breve, instantâneo, as estruturas se dão na longa duração do tempo. Desse modo, o conceito de longa duração pressupõe, em síntese,

No manual de História que publicou em 1963, Fernand Braudel, um dos maiores nomes da historiografia mundial contemporânea, afirma possuir a História uma dialética que lhe é característica, baseada no tempo rápido dos acontecimentos, no tempo mais alongado dos episódios e no tempo demorado e preguiçoso das civilizações. Assim, é correto afirmar que, ao lado de outros aspectos igualmente significativos, Braudel concebe a História como

No Brasil, a visão da ciência nos currículos escolares se modificou ao longo do tempo. Na década de 50, durante a guerra fria, a ciência era tida como uma atividade neutra, com ênfase apenas em seus produtos. Na década de 60, com a crise energética mundial, a visão de ciência propiciou um aporte histórico, valorizando o processo. Já nas décadas de 70 e 80, diante dos problemas ambientais, a ciência passou a ser considerada como produto do contexto socioeconômico e político. Sendo assim, é correto afirmar que, no Brasil, nas décadas de 70 e 80, o ensino de ciências

Acerca da história cultural, assinale a opção correta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis