Questões de História do ano 2002

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Listagem de Questões de História do ano 2002

#Questão 515981 - História, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2002, SF, Consultor Legislativo

Em geral, percebe-se que a Primeira República (1889-1930) configura um período de transição, que se teria iniciado um pouco antes, ainda no Império. Tal mudança, ao acarretar a formação de um mercado interno e a ampliação da divisão social do trabalho, implicaria o começo do rompimento com uma economia que se concentrava na agroexportação. Apesar de a Primeira República poder ser encarada como um período de transição, algumas observações devem ser agregadas: no período escravista, a plantation não conformava uma unidade auto-suficiente — ela recorria ao mercado para se reproduzir, e o fazia em um mercado interno précapitalista; aquela transição não representou a consolidação, na agroexportação, de relações capitalistas de produção, mas sim a constituição de diferentes tipos de relações de produção não-capitalistas — colonato, parceria, moradores etc. —, fato esse que redefine o ritmo da transição para uma economia capitalista.

                                                                        

Com o auxílio do texto acima, e tendo em vista as transformações ocorridas no Brasil na passagem do século XIX ao XX, julgue os itens subseqüentes.

Sob o prisma político, as transformações econômicas verificadas na República Velha, que incluíam os primórdios de uma industrialização, corresponderam ao alijamento das velhas oligarquias agrárias e à sua substituição pelos ascendentes segmentos burgueses.

#Questão 515983 - História, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2002, SF, Consultor Legislativo

Em geral, percebe-se que a Primeira República (1889-1930) configura um período de transição, que se teria iniciado um pouco antes, ainda no Império. Tal mudança, ao acarretar a formação de um mercado interno e a ampliação da divisão social do trabalho, implicaria o começo do rompimento com uma economia que se concentrava na agroexportação. Apesar de a Primeira República poder ser encarada como um período de transição, algumas observações devem ser agregadas: no período escravista, a plantation não conformava uma unidade auto-suficiente — ela recorria ao mercado para se reproduzir, e o fazia em um mercado interno précapitalista; aquela transição não representou a consolidação, na agroexportação, de relações capitalistas de produção, mas sim a constituição de diferentes tipos de relações de produção não-capitalistas — colonato, parceria, moradores etc. —, fato esse que redefine o ritmo da transição para uma economia capitalista.

                                                                        

Com o auxílio do texto acima, e tendo em vista as transformações ocorridas no Brasil na passagem do século XIX ao XX, julgue os itens subseqüentes.

A expansão da agricultura mercantil, associada à urbanização e à industrialização, processo visível nos últimos anos do século XIX e aprofundado ao longo do século XX, ajudou a promover o esvaziamento do Nordeste e a transformação do Sudeste no principal eixo econômico do país.

#Questão 515985 - História, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2002, SF, Consultor Legislativo

A partir do texto CG-I, julgue os itens abaixo, relativos à Revolução de 1930 e à Era Vargas.

O fato de 1930 ter significado uma ruptura na história brasileira, ocasião em que as velhas e ultrapassadas estruturas da carcomida República Velha foram radicalmente substituídas, justifica a aceitação consensual do termo revolução para definir os acontecimentos que levaram Vargas ao poder.

#Questão 515987 - História, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2002, SF, Consultor Legislativo

A partir do texto CG-I, julgue os itens abaixo, relativos à Revolução de 1930 e à Era Vargas.

Em 1930, ocorreu algo atípico na história política do Brasil, bem diferente de episódios anteriores, como a independência e a implantação do regime republicano: não houve espaço para a tradicional conciliação pelo alto, provavelmente por influência do radical e ideologicamente bem estruturado movimento tenentista.

#Questão 515989 - História, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2002, SF, Consultor Legislativo

A partir do texto CG-I, julgue os itens abaixo, relativos à Revolução de 1930 e à Era Vargas.

Denunciando um atraso que devia ser superado e reconhecendo as questões trabalhistas, Vargas recolheu as demandas operárias surgidas ainda na República Velha, transformando-as de conquistas em concessões, de modo a acoplar à lógica material dos benefícios da legislação social uma poderosa lógica simbólica, o que marcou seu relacionamento com os sindicatos e com os trabalhadores.

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