Questões de História e Geografia de Estados e Municípios da IBFC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de História e Geografia de Estados e Municípios da IBFC

O estado da Bahia é caracterizado por uma grande diversidade de relevos e paisagens. Assinale a alternativa correspondente ao ponto mais elevado do estado da Bahia, de forma correta.

Os números referentes à população atingida pelas enchentes que ocorrem em algumas regiões da Bahia foram atualizados. Até o dia 3 de dezembro de 2022, o número total de atingidos era de 65.515 pessoas. Os números correspondem às ocorrências registradas em 50 municípios afetados (adaptado de G1, 2022). Assinale a alternativa associada com fatores que podem ter contribuído para a ocorrência de enchentes em municípios da Bahia, de forma incorreta

A Revolta dos Malês foi um levante de escravos africanos que ocorreu em janeiro de 1835 em Salvador, Bahia. Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Os protagonistas dessa revolta eram africanos muçulmanos de língua iorubá. ( ) Na época da revolta a Bahia concentrava um quinto da população brasileira. ( ) Diferente de outras revoltas do período no Brasil, a revolta dos Malês foi pouco marcada por castigos físicos e condenações à morte, em virtude de um alinhamento entre líderes da revolta e os senhores de escravos. ( ) Os malês, que eram muçulmanos de origem iorubá, organizaram-se a partir de núcleos islâmicos espalhados ela cidade.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

“Certas tribos Tupi mais adiantadas já experimentavam a pequena lavoura de raízes comestíveis e duas espécies de milho quando os europeus chegaram. Também conheciam três ou cinco espécies de feijão, variedades de pimenta, abóbora, banana, caju e mamão, entre outras frutas. Sabiam preparar o campo para o plantio pela queima do mato, a coivara, técnica também praticada na península Ibérica e utilizada nas terras do Brasil. Pergunta-se: o que ficou da cultura material indígena na vida baiana?”
TAVARES, Luís Henrique Dias. História da Bahia. 11. ed. São Paulo: Ed. da UNESP; Salvador: EDUFPA, 2008, p. 25.


Dentre as alternativas a seguir, assinale aquela que não exemplifica um elemento da cultura material dos povos anteriores à chegada dos europeus que passaram a fazer parte da história da sociedade baiana. 

Com a crise do açúcar, muitas autoridades enxergaram o sul da Bahia como uma alternativa para saída da crise. Nesse sentido, o objetivo era explorar a área abrindo estradas, intensificar a implantação de fazendas e povoados e aproveitar os terrenos e matas da área a partir do estreitamento das comunicações e comércios com Minas Gerais. A intensificação da ocupação humana na região e o estabelecimento de atividades econômicas teve uma pressão evidente nas populações indígenas ali residentes. Sobre este contexto, assinale a alternativa incorreta

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis