Questões de História e Geografia de Estados e Municípios da CESGRANRIO

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de História e Geografia de Estados e Municípios da CESGRANRIO

Em fevereiro de 2024, o Executivo federal enviou ao Congresso um projeto de lei que cria o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste. A reportagem a seguir, da Agência Câmara, detalha seus objetivos declarados.
São objetivos do plano:

• diminuir as desigualdades sociais;
• gerar emprego e renda;
• reduzir as taxas de mortalidade materno-infantil;
• reduzir a taxa de analfabetismo;
• melhorar as condições de habitação na região;
• universalizar o acesso ao saneamento básico;
• universalizar o acesso à educação infantil e ao ensino fundamental e médio;
• fortalecer o processo de interiorização do ensino superior;
• garantir a implementação de projetos para o desenvolvimento tecnológico;
• garantir a sustentabilidade ambiental; • reforçar a infraestrutura hídrica da região;
• fortalecer a infraestrutura logística da área de atuação da Sudene; e
• fomentar ações de inclusão socioprodutivas.

BRASIL, Emanuelle. Projeto cria Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste. Câmara Notícias, 5 fev. 2024. Disponível em: https://www.camara.leg.br/noticias/1034442-PROJETO-CRIA- -PLANO-REGIONAL-DE-DESENVOLVIMENTO-DO-NORDESTE. Acesso em: 18 jan. 2025.

A análise dos objetivos descritos revela uma visão de desenvolvimento que

A crise econômica de 1929 afetou fortemente a economia brasileira, especialmente se considerada a posição do Brasil como nação agroexportadora.

Diante da crise do café no mercado internacional, a economia agrícola do chamado Centro-Sul expande-se em direção à produção do açúcar, com efeitos devastadores para a economia do Nordeste, como um todo, e para a de Sergipe, em particular. O declínio do preço do açúcar que se seguiu ao aumento da oferta interna vai afetar fortemente a economia sergipana e nordestina.
SUBRINHO, J. M.; MELO, R. O. Breve histórico da indústria sergipana. Associação Brasileira dos Pesquisadores em História Econômica, p. 7. Disponível em: https://www.abphe.org.br/ arquivos/josue-m-passos-subrinho_ricardo-o-lacerda-de-melo. pdf. Acesso em: 14 jan. 2024.

No contexto descrito, um programa do governo federal, principalmente durante a Era Vargas, foi capaz de manter o nível da produção rural sergipana e das usinas de açúcar, evitando o colapso das plantações e um processo de migração massiva.
Trata-se do Instituto do Açúcar e do Álcool, cujo funcionamento baseava-se principalmente na

Considere a imagem e o texto sobre a Usina Hidrelétrica de Xingó.


Imagem associada para resolução da questão



Localizada entre Alagoas e Sergipe, a Usina Hidrelétrica de Xingó é operada a fio d’água – o mesmo volume que entra nela, acaba saindo. Com capacidade de armazenamento de 3,8 trilhões de litros em seu reservatório, Xingó tem uma potência instalada de 3.162MW. A hidrelétrica está entre os municípios de Piaçabuçu (AL) e Brejo Grande (SE).


Disponível em: https://www.gov.br/ana/pt-br/assuntos/noticias-e- -eventos/noticias/hidreletrica-de-xingo-al-se-continuara-com-a- -defl uencia-de-1-000m3-s-em-fevereiro. Acesso em: 28 jan. 2025. Adaptado.



A Usina Hidrelétrica de Xingó está localizada no leito do Rio

A criação da província de Sergipe ocorreu em meio às controvérsias entre a monarquia portuguesa e a Assembleia Constituinte estabelecida pela Revolta do Porto de 1820. Sobre essas questões, a historiadora Edna Maria Antônio escreveu

O novo governador de Sergipe, Carlos César Burlamaqui, assumiu o posto em fevereiro de 1821 e, contrário às ordens das Cortes, iniciou a estratégia de combate às ideias liberais na capitania. Estava ciente da deposição dos agentes metropolitanos na capitania da Bahia por uma Junta de Governo Provisório, de perfil político constitucional federalista e a favor das Cortes portuguesas, que assumiu o poder e possuía ligações familiares e econômicas em Sergipe.

ANTÔNIO, E. M. M. O constitucionalismo luso-brasileiro na cultura política da independência: a Capitania de Sergipe. Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe. v. 1, n. 44, p.119, 2015.

De acordo com a perspectiva demonstrada pela autora, o governador Burlamaqui pretendia consolidar a emancipação do estado reforçando o(a)

O estado de Sergipe possui, aproximadamente, 22 mil km2 de extensão territorial, o que é equivalente a 0,26% do território nacional e a 1,4% da Região Nordeste.
Quanto à posição geográfica, Sergipe limita-se ao norte com

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis