Questões de Geologia da UPE / UPENET / IAUPE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Geologia da UPE / UPENET / IAUPE

A energia solar, em conjunto com a gravidade, é responsável pela dinâmica da água, conhecida por Ciclo Hidrológico. Uma das etapas deste ciclo é a infiltração e sobre ela, todas as afirmativas abaixo estão corretas, exceto uma. Assinale-a.

As rochas, quando submetidas a esforços, deformam de maneira diversa, dependendo da natureza da rocha e do esforço. Sobre as deformações tectônicas dúcteis, é correto afirmar.

I. Na classificação de dobras, em que o critério é estratigráfico, o sinclinal é a dobra com as camadas mais novas em seu exterior.

II. Na classificação de dobras, em que o critério é estratigráfico, o anticlinal é a dobra com as camadas mais novas em seu exterior.

III. Dobramentos são geralmente associados à margem de placas convergentes.

IV. Dobramentos são geralmente associados ao interior de placas de limites conservativos.

V. O Plano Axial divide uma dobra em duas partes, o mais simétrico possível.

Assinale a alternativa correta.

Levando em consideração as informações contidas na questão anterior (questão 25), analise as afirmações abaixo sobre as deformações tectônicas rúpteis.

I. Falha normal ou de gravidade é aquela resultante de esforço de tensão em que o teto (capa) subiu em relação ao muro (lapa).

II. Falha inversa ou de empurrão é aquela resultante de esforço de compressão em que o teto (capa) subiu em relação ao muro (lapa).

III. Em uma falha inclinada, o muro ou lapa é o bloco localizado na parte inferior do plano da falha.

IV. Em uma falha inclinada, o teto ou capa é o bloco localizado na parte inferior do plano da falha.

V. Em um sistema de falhas, os Grabens ou Fossas Tectônicas correspondem às porções rebaixadas, ladeadas pelas elevações, os Horsts.

Assinale a alternativa correta.

água é, sem dúvida, uma substância peculiar. A sua qualidade e quantidade regulam a vida. Está distribuída irregularmente na superfície do planeta, em rios, lagos, lagoas, oceanos, etc... Em profundidades variadas, estão as águas subterrâneas. Situações diversas, naturais ou antropicamente induzidas podem levar estas águas à superfície, constituindo-se em um importante recurso hídrico. Sobre as formações geológicas relacionadas à água subterrânea, podemos afirmar.

I. Os aqüíferos são unidades líticas, porosas e permeáveis, que armazenam e transmitem quantidades apreciáveis de água subterrânea.

II. Aqüiclude são rochas, como os argilitos, que, apesar de armazenarem grande quantidade de água, são incapazes de as ceder em velocidade suficiente, para abastecer poços ou nascentes.

III. Aqüifugos são rochas que armazenam água, embora a transmitam em menor velocidade que os aqüíferos.

IV. Aquitarde são rochas que armazenam água embora a transmitam em menor velocidade que os aqüíferos.

V. As formações argilosas são mais porosas que as arenosas, porém são menos permeáveis.

VI. As rochas cristalinas só serão aqüíferos, se desenvolverem porosidade secundária.

Assinale a alternativa correta.

Ainda referente à demanda por água subterrânea, é possível afirmar que

I. Após o desenvolvimento de um poço tubular, cabe ao geólogo responsável pela sua perfuração decidir se é preciso ou não um ensaio de bombeamento, uma vez que é possível inferir pelos estudos sobre a área a vazão e o rebaixamento.

II. Para que se tenha um poço artesiano (jorrante), é preciso que ele perfure uma seqüência inclinada onde o aqüífero intercepta a superfície, sendo recarregado, e está confinado entre estratos impermeáveis.

III. A vazão dos poços tubulares perfurados em zonas com porosidade secundária do tipo fissuro-cárstico aumenta com o aumento da profundidade dos poços.

Assinale a alternativa correta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis