Questões de Geologia da CESPE / CEBRASPE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Geologia da CESPE / CEBRASPE

#Questão 514755 - Geologia, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2013, CPRM, Analista em Geociências

Julgue os itens que se seguem, relativos à pedologia.

O processo pedogenético ocorre por meio de um conjunto de processos essencialmente endógenos que possuem características químicas, físicas, biológicas e geológicas e que atuam na superfície da terra.

#Questão 514436 - Geologia, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2013, CPRM, Pesquisador em Geociências

A respeito de identificação e descrição dos processos desencadeadores dos movimentos de massa em encostas, julgue os itens que se seguem.

Rastejos são movimentos lentos e contínuos, sem superfície de ruptura bem definida, que podem englobar grandes áreas, ainda que não haja diferenciação clara entre a massa em movimento e a região estável.

#Questão 514438 - Geologia, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2013, CPRM, Pesquisador em Geociências

A respeito de identificação e descrição dos processos desencadeadores dos movimentos de massa em encostas, julgue os itens que se seguem.

O processo de fluidificação observado nas corridas pode originar-se por adição de água em solos predominantemente arenosos, esforços dinâmicos como terremotos ou cravação de estacas e amolgamento em argilas muito sensitivas.

#Questão 514441 - Geologia, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2013, CPRM, Pesquisador em Geociências

No que se refere ao uso das sondagens a trado em investigações geológico-geotécnicas de campo, julgue os itens subsecutivos.

Caso o avanço do trado manual do tipo concha se torne difícil em solos argilosos, deve-se utilizar o trado helicoidal e, em solos com camadas de cascalho, uma ponteira.

#Questão 514443 - Geologia, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2013, CPRM, Pesquisador em Geociências

No que se refere ao uso das sondagens a trado em investigações geológico-geotécnicas de campo, julgue os itens subsecutivos.

O furo de sondagem executado com o uso de trados manuais do tipo concha, em obras de exploração do solo, para a realização de rodovias e pequenas estruturas, pode ter profundidade de 3 m a 5 m, podendo, em casos específicos, ter profundidade superior a esses valores.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis