Questões de Geologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Geologia

Considerando que existem rochas que caracterizam diferentes ambientes tectônicos, analise as afirmativas a seguir.
I. Basalto: rocha magmática de composição máfica e textura afanítica, comumente presente nos limites divergentes. II. Andesito: rocha magmática de composição intermediária, representativa de limites convergentes. III. Milonito: rocha metamórfica, associada a intenso cisalhamento em domínios dúcteis, podendo ocorrer em qualquer limite de placas tectônicas. IV. Rochas metamórficas associadas a metamorfismo hidrotermal: a exemplo do serpentinito e do esteatito, comumente ocorrem em limites divergentes. V. Granitos ricos em alumínio: denominados granitos do tipo S; ocorrem especialmente nos limites convergentes do tipo oceano-continente. VI. Ofiolitos: também são rochas típicas de limites divergentes.
Assinale a alternativa correta. 

Sobre a Bacia do Paraná, que ocupa dois terços do território do estado do Rio Grande do Sul, analise as afirmativas a seguir.
I.
É classificada como uma sinéclise paleozoica. II. As rochas desta bacia possuem idade entre o Ordoviciano e o Cretáceo; estão distribuídas em cinco supersequências: Rio Ivaí; Paraná; Gondwana I; Gondwana II; e, Bauru. III. Sua estratigrafia sugere que ela está associada a grandes ciclos transgressivo-regressivos paleozoicos e as sequências sedimentares continentais intercaladas por rochas magmáticas. IV. Uma das interpretações sobre a sua evolução sugere que ela seja resultante da superposição de diferentes bacias, cuja geometria e limite variaram em função dos diferentes estágios de ruptura de Gondwana. A primeira bacia se associa a um golfo aberto, a segunda a um mar interior (sinéclise continental) e a terceira a uma fase de intenso magmatismo.
Está INCORRETO o que se afirma em

#Questão 924792 - Geologia, Geologia Geral, IBFC, 2023, SEAD-GO, Analista Ambiental - Geologia

Considere os movimentos de massa comuns no Brasil, definidos a seguir.
I. Movimento descendente, lento e contínuo da massa de solo de um talude, caracteriza uma deformação plástica, sem geometria e superfície de ruptura definidas.
II. Movimentos gravitacionais na forma de escoamento rápido, envolvendo grandes volumes de materiais. Caracterizados pelas dinâmicas da mecânica dos sólidos e dos fluidos, pelo volume de material envolvido e pelo extenso raio de alcance que possuem, chegando até a alguns quilômetros, apresentando alto potencial destrutivo.
III. Movimento rápido de massas do solo e/ou rocha, com volume bem definido, sendo que o centro de gravidade do material desloca-se para baixo e para fora do talude, seja ele natural, de corte ou aterro.
IV. Deslocamentos, por gravidade, de blocos de rocha, sendo divididos em 4 tipos básicos: queda de blocos; tombamento de blocos; rolamento de blocos e desplacamento.
Assinale a alternativa que corresponde às definições I, II, III e IV, respectivamente.

#Questão 924793 - Geologia, Geologia Geral, IBFC, 2023, SEAD-GO, Analista Ambiental - Geologia

A respeito da Hidrogeologia, analise as afirmativas a seguir.
I. São fenômenos do ciclo hidrológico precipitação, evaporação, evapotranspiração e silitização. II. A razão entre permeabilidade e porosidade é diretamente proporcional. III. A relação existente entre o volume dos poros interconectados e o volume total da rocha inserida no reservatório hídrico determina a porosidade total. IV. Aterros sanitários, fossas sépticas, fertilizantes nitrogenados e resíduos de atividades industriais podem degradar a qualidade das águas subterrâneas.
Estão corretas as afirmativas:

#Questão 924794 - Geologia, Geomorfologia, IBFC, 2023, SEAD-GO, Analista Ambiental - Geologia

O ponto mais alto da Terra acaba de se elevar. O Monte Everest está aproximadamente a 8.848,86 metros acima do nível do mar, de acordo com os resultados da pesquisa apresentada recentemente. Essa altura é 86 centímetros maior do que a altitude reconhecida anteriormente pelo governo do Nepal.
Fonte: https://www.nationalgeographicb rasil.com/ciencia/2021/01/por-que-aaltura-do-monte-everestcontinuamudando
Em relação ao local exemplificado acima, podemos afirmar corretamente que:
I. Há predomínio dos processos deposicionais. II. Há a presença de zonas de falha transformantes associadas à margem sísmica passiva. III. Há grande instabilidade sísmica e vulcanismos. IV. Sob uma perspectiva geológica, as maiores cadeias de montanhas da Terra são muito antigas, tais como os Andes e o Himalaia. São datadas do começo da Era Paleozoica, cerca de 400 milhões de anos atrás. V. Ocorre a ação de processos endógenos de alteração do relevo.
Estão corretas as afirmativas: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis