Listagem de Questões de Geologia
Todas as afirmações abaixo são corretas para os sistemas aqüíferos cársticos, EXCETO:
A evolução da paisagem cárstica, sobre rochas carbonáticas, sem porosidade primária, é resultado da disponibilidade de água em movimento e do desenvolvimento progressivo de uma permeabilidade secundária.
Nas regiões cársticas as formas geomorfológicas superficiais marcantes são as dolinas, sumidouros e uvalas.
Numa rocha carbonática o processo de carstificação pressupõe a existência de descontinuidades geológicas nas rochas que permitam a percolação das águas.
Num sistema de deformação do tipo empurrão, em regime de tectônica rígida, atuando sobre rochas carbonáticas, as fraturas com maior potencial de ocorrência e circulação de água subterrânea, são aquelas transversais à direção do esforço de deformação.
A ação dos ventos deixa marcas tanto nas formas de relevo como nos fragmentos trabalhados pela ação eólica, seja na forma destrutiva (erosão eólica) como construtiva (sedimentação). Refletem processos erosivos de atividade eólica:
Deflação e Metamorfização.
Abrasão e Deflação.
Pedogenese e Intemperismo.
Dunitização e Abrasão.
O metamorfismo desenvolve-se em diversos ambientes da crosta terrestre, com extensões variáveis: desde restrito a pequenas áreas, de dimensão de poucos centímetros, até grandes faixas com centena a milhares de quilômetros de extensão. As alternativas abaixo mostram característica do fenômeno metamorfismo, EXCETO:
O metamorfismo regional ocorre em extensas regiões e alcança níveis profundos da crosta, geralmente está relacionado aos cinturões orogenéticos.
Metamorfismo de contato ou termal desenvolve-se nas rochas encaixantes ao redor de intrusões magmáticas, formando as auréolas se metamorfismo.
As rochas da fácies metamórficas granulítico ocorrem principalmente em escudos pré-cambrianos e representam as condições mais altas de pressão e temperaturas.
As rochas rudáceas e lutáceas são exemplos de rochas metamórficas da fácies anfibolitos.
Indique a alternativa que agrupa EXCLUSIVAMENTE rochas vulcânicas com textura porfirítica ou vítrea:
Riolito, Traquito, Fonolito e Basalto.
Basalto, Sienito, Diorito e Gabro.
Sienito, Riolito, Basalto e Granito.
Peridotito, Riolito, Granito e Diabasio.
O estudo das unidades rochosas sob o ponto de vista de armazenamento e transmissão de água constitui num dos objetivos da hidrogeologia. Indique, nas alternativas abaixo, o conceito aplicado para o termo AQÜÍCLUDE:
Unidade rochosa porosa e permeável capaz de armazenar e transmitir volumes significativos de água.
Unidade rochosa que, apesar de saturada, e com grandes quantidades de água absorvida lentamente, é incapaz de transmitir um volume significativo de água.
É um sinônimo de aqüífero aplicado exclusivamente a unidade rochosas de natureza sedimentar.
Unidade rochosa desprovida de porosidade primária ou secundária, sem capacidade de armazenar ou transmitir água.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}