Questões de Geografia da Instituto Consulplan

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Geografia da Instituto Consulplan

A tabela, elaborada pelo GeografAR, apresenta o Índice de Gini para o estado da Bahia:

Índice de Gini. Bahia. 1920 a 2006

Imagem associada para resolução da questão

 (Fonte: IBGE. Censo Agropecuário 1920-2006. Elaboração: Projeto GeografAR, 2010.)

Com base no Índice de Gini apresentado anteriormente, assinale a afirmativa correta

Setembro passou, com outubro e novembro Já tamo em dezembro. Meu Deus, que é de nós? Assim fala o pobre do seco Nordeste, Com medo da peste, Da fome feroz. [...] Sem chuva na terra descamba janeiro, Depois fevereiro, E o mesmo verão. Entonce o nortista, pensando consigo, Diz: isso é castigo! Não chove mais não! [...] Agora pensando ele segue outra tria, Chamando a famia Começa a dizer : Eu vendo meu burro, meu jegue e o cavalo, Nós vamo a São Paulo Viver ou morrer. [...]
(Patativa do Assaré. Adaptado.)
A migração corresponde aos deslocamentos de pessoas e populações na superfície terrestre. A música escrita por Patativa do Assaré, e que fez muito sucesso na voz de Luiz Gonzaga, retrata, de forma poética e dramática, o tema da migração e as justificativas para levar uma pessoa ou grupo de pessoas a migrarem. Qual tipo de migração NÃO é comumente relacionada a eventos narrados na música? 

A história da Geografia tem sido uma história dos geógrafos. Há os que a fizeram e fazem no rumo da vida e da felicidade do homem. E há os que a fazem deslocando-a na direção da vida e da felicidade dos que o dominam. É, sobretudo, na história recente da humanidade, que esse antagonismo mais fortemente aparece. (Ruy Moreira; in O que é Geografia. 2010. 2ª ed.)
De acordo com Moreira (2010, pág. 8), provavelmente foi Estrabão (64 a.C. – 24 d.C.) o criador da geografia. Porém, se pensarmos apenas na geografia moderna, podemos afirmar que sua origem se deu no século XIX, principalmente com o florescimento das universidades e das sociedades de geografia e os trabalhos de Humboldt e Ratzel. A partir de então diversas correntes de pensamento têm se sucedido como, por exemplo, geografia moderna; tradicional; quantitativa/teórica/nova geografia; crítica/radical; e, humanista. Sobre a corrente de pensamento tradicional, podemos afirmar que o seu fundamento está no(a):

Sobre o Brasil na Conferência da Organização das Nações Unidas, analise as afirmativas a seguir.
I. Os Membros Permanentes do Conselho de Segurança são: Estados Unidos da América e Federação Russa (que substituíram a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas – URSS), França, Inglaterra e República da China. II. O nosso país assumirá uma vaga permanente no Conselho de Segurança da ONU de 2022 a 2024. A eleição ocorreu na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, nos EUA; foi a décima vez que o Brasil ocupou um lugar no Conselho. III. Todos os anos, a Assembleia Geral elege cinco membros não permanentes (do total dos dez) para um mandato de dois anos; os dez assentos não permanentes são distribuídos, regionalmente, da seguinte forma: cinco para os Grupos dos Estados Africanos e dos Estados Asiáticos; um para o Grupo dos Estados da Europa do Leste; dois para o Grupo da América Latina e Estados das Caraíbas; e, dois para o Grupo dos Estados da Europa Ocidental e demais Estados.
Está correto o que se afirma apenas em

Sobre o desmatamento na Amazônia nos últimos anos, analise a imagem e as afirmativas. 
 14.png (379×173)
(Incêndio e desmatamento na Amazônia. Região Norte do Brasil. — Foto: André Penner/AP. Disponível em: https://g1.globo.com/natureza/amazonia/noticia/2021/08/19/.)
I. A Amazônia vem sendo devastada no maior ritmo dos últimos dez anos. Além disso, a taxa de desmatamento na Amazônia no primeiro semestre de 2021 também bateu recorde.  II. Nos últimos meses, a floresta perdeu uma área equivalente a nove vezes o tamanho da cidade do Rio de Janeiro. III. O Acre foi o estado mais desmatado nos últimos meses: 4.147 km², 43% a mais do registrado no calendário anterior. IV. A perda da cobertura florestal continua sendo preocupante. Embora as estimativas sobre o desmatamento da Amazônia variem conforme a fonte, há um consenso geral de que 10% a 12% da floresta em todos os países da região Amazônica já tenha desaparecido.
Está correto o que se afirma apenas em

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis