Questões de Geografia da FUNDATEC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Geografia da FUNDATEC

O carbono é um elemento essencial para manutenção da vida no planeta Terra. Ele tem grande afinidade para ligações químicas e é reconhecido pelo seu papel central, pois através de seu ciclo são formados os combustíveis fósseis, que são utilizados como principal fonte energética no  planeta Terra. Em relação ao balanço de carbono no planeta, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Os oceanos são sumidouros de carbono através do armazenamento de CO2 por processos químicos, que acontecem através da fotossíntese de organismos marinhos chamados fitoplânctons.

( ) A ação antrogênica tem alterado o balanço do carbono através das queimadas das florestas para agricultura, pois reduz as áreas de sumidouros de carbono do planeta.

( ) O aumento de temperatura do ar global e dos oceanos reduz a capacidade de dissolver o CO2 dos oceanos, elevando sua concentração na atmosfera e trazendo impactos para o clima.

( ) Os cientistas das mudanças climáticas não encontram relação entre o desequilíbrio no balanço de carbono provocado pelas atividades antropogênicas e a acidificação dos oceanos.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Sobre o domínio morfo-climático amazônico, analise as assertivas abaixo:

I. Os estudos de Ab'Sáber (2003) já traziam dados coletados através de imagens de satélite aliadas a estudos de campo sobre uma larga faixa de terras florestadas da periferia ao sul da Amazônia, que sofria com a devastação e o uso indevido do solo.

II. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), de 2000 a 2018, revelaram que a cobertura vegetal passou de 81,9% da área total da Amazônia em 2000, para 75,7% em 2018.

III. Dados do IBGE, de 2000-2018, revelaram que a classe de vegetação florestal deu lugar, sobretudo, a áreas de pastagem com manejo, que passaram de 248.794 km², em 2000, para 426.424 km² do bioma, em 2018.


Quais estão corretas? 

Sobre a exploração dos recursos minerais no Brasil ao longo da história e os impactos ambientais gerados por adoção de políticas de desenvolvimento por diferentes governos, de acordo com Moreira (2020), analise as assertivas e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) O II Plano Nacional de Desenvolvimento, também chamado de II PND (1975-1979), afastou a fronteira agrícola da fronteira da mineração para evitar grandes impactos ambientais no território brasileiro.
( ) Na base da estratégia do II PND estava o deslocamento das indústrias e a dispersão dos polos mínero-industriais através da sua redistribuição para extenso arco alongado do Amapá, Amazonas, Rio Grande do Norte, levando os problemas socioambientais e sindicais para outras regiões do Brasil.

( ) O PND II era um conjunto de políticas de redistribuição e desconcentração industrial que visava contornar os efeitos da crise do petróleo, da crise fiscal e da crise ambiental, que se acumularam durante os anos de 1970.



A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

A palavra “região” é usada no cotidiano para se referir a determinados locais. No entanto, na Ciência Geográfica ela é tratada através de parâmetros científicos. Sobre a região como categoria de análise, analise as assertivas a seguir:

I. Segundo Lencioni (2006), para Vidal de La Blache a região é uma integração e síntese dos aspectos naturais e humanos, realizando a unidade homem e natureza.

II. A Geografia Regional de inspiração fenomenológica, de acordo com Lencioni (2006), tem como objetivo a compreensão dos sentimentos que os seres humanos têm por pertencerem a uma mesma região.

III. A Geografia de inspiração fenomenológica, conforme Lencioni, colocou a região como o conceito central para análise do espaço vivido.


Quais estão corretas?

O crescimento da população nos grandes centros urbanos tem criado desafios para o planejamento das cidades metropolitanas. Tendo em vista os contextos urbanos atuais, torna-se necessário obter informações dos usos do solo nas grandes cidades. Para isso, as técnicas de sensoriamento remoto via satélite e Sistema de Informações Geográficas (SIG) têm sido usadas para obter dados com alta resolução espacial para atualizar os mapas de uso e ocupação dos solos dos centros urbanos. Sobre o uso do sensoriamento remoto via satélite e o SIG, de acordo com Liu (2006), analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. As novas técnicas que utilizam características espectrais, espaciais e temporais dos dados, adquiridas via satélite, permitem uma análise profunda dos fenômenos urbanos relacionados aos usos inadequados do solo, qualidade de moradia, entre outros.

II. As novas técnicas propiciam ferramentas para adequação do planejamento e expansão urbana.

III. No monitoramento da evolução de usos do solo urbano, a obtenção de imagens pode ser realizada em diferentes condições físicas, tais como: intensidade da radiação incidente e atenuações atmosféricas. 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis