Questões de Geografia da FCM

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É indiscutível que a magnitude do problema no nível de emprego e de desemprego nos países em desenvolvimento é infinitamente maior do que aquele enfrentado pelos países industrializados antigos. A alta taxa de crescimento da força de trabalho em muitos países em desenvolvimento continua exercendo enormes pressões sobre os mercados de trabalho nas áreas rurais e urbanas. (Dicken, 2010, p. 540).


Nesse contexto, avalie o que se afirma acerca dos efeitos positivos e negativos de processos de globalização sobre o nível de emprego nos países em desenvolvimento.

I - A renda mais alta gerada pelas exportações promove investimentos diretos que elevam os níveis de emprego expressivos, reduzindo o Índice de Gini dos países periféricos.

II - As pressões para a criação do emprego local e a competitividade internacional para alocação de empresas transnacionais têm levado à flexibilização de leis trabalhistas nos países periféricos, que impõem padrões inferiores de trabalho à mão de obra, quando comparadas aos países centrais.

III – As melhorias no padrão salarial, se forem substanciais e expressivas, possivelmente reduzirão a desigualdade social, se acompanhadas de mudanças na estrutura social e no desenvolvimento de políticas públicas favoráveis à população de baixa renda.

IV - A expansão no uso de novas tecnologias em alguns setores e sua absorção na cadeia produtiva levam ao aumento da produtividade total do trabalho, mas podem acarretar desemprego estrutural.

V - O aumento na capacidade manufatureira no país hospedeiro tende a elevar os salários no setor informal, reduzindo o desemprego conjuntural ao patamar das empresas matrizes.


Está correto apenas que se afirma em 

Falhamento é o deslizamento ou deslocamento de rochas ao longo de uma superfície de fratura, já a fratura ao longo da qual os movimentos ocorrem é uma falha. (...) Forças tectônicas tensionais puxam em direções opostas de um modo que esticam e afinam a parte impactada da crosta. As rochas, porém, respondem por falhamento, em vez de se curvarem ou se esticarem plasticamente, quando sujeitas a formas tensionais. Forças tensionais normalmente usam a crosta para se quebrar em blocos chamados blocos de falhas, que são separados por falhas normais. (Peterson, 2014. p. 276-277, adaptado).


A falha normal está representada corretamente em

Todos nós sabemos, lendo ou assistindo à previsão de tempo, que a chuva nem sempre pode ser prevista com precisão. Essa imprecisão resulta da interação dos diversos fatores envolvidos na produção de precipitação, como temperatura, umidade, perturbações atmosféricas, barreiras naturais, frentes, movimentos de massa, ventos da atmosfera superior, aquecimento diferencial da superfície entre outros. Esses fatores do tempo também afetam nosso cotidiano. (Peterson, 2014. p. 120).

No contexto do processo de sua formação, as precipitações podem potencializar problemas socioambientais.


A esse respeito, é correto afirmar que a precipitação

Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.


I - Há uma discrepância no cálculo do PIB do agronegócio entre a CNA (Confederação Nacional da Agricultura) e o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística); em 2011, essa diferença era 4,7 vezes maior no CNA em relação ao IBGE,


PORQUE,


II - segundo Ariovaldo Umbelino de Oliveira, há uma incorporação de setores da cadeia produtiva “fora da porteira” que são contabilizados pelo CNA para inflar os dados do PIB do agronegócio no país e uma classe de cientistas que é influenciada pela ideologia da classe latifundiária que domina a política do país.


Sobre as asserções, é correto afirmar que 

O quadro a seguir, elaborado a partir dos níveis de aprofundamento do conhecimento propostos por Bloom et al. (1956) e Anderson e Krathwohl (2001) e reorganizado por Ascenção & Valadão (2017), traz como proposta metodológica a interpretação do aprofundamento dos processos mentais dos docentes frente aos conceitos geográficos.


Imagem associada para resolução da questão


Numere o processo mental indicado no quadro acima, do mais simples ao mais complexo, à sua respectiva descrição.


( ) Construir significado a partir de materiais de leitura ou de explicações.

( ) Por em prática um processo apreendido.

( ) Trazer à memória informações relevantes; memória de longo prazo.

( ) Generalização, planificação e produção; proposição de alternativas.

( ) Decomposição do conhecimento em suas partes, buscando identificar como tais partes se relacionam com a estrutura global.

( ) Comparar e discriminar ideias; dar valor à apresentação da teoria; verificar o valor da evidência e reconhecer subjetividades.


A sequência correta dessa numeração é  

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