Questões de Geografia da CPCON

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Geografia da CPCON

Em dezembro de 2019 foi celebrado o Dia Mundial do Solo e a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura - FAO, e foi feito o alerta à população mundial sobre os processos de degradação do solo e as ameaças decorrentes do manejo insustentável do solo. (Fonte: Organização das Nações Unidas – ONU - https://news.un.org/pt/story/2019/12/1696801).
Analise as afirmações abaixo com relação aos processos de degradação do solo.
I- São fatores controladores das taxas de erosão: erosividade da chuva, propriedades do solo, cobertura vegetal, características das encostas. A ação do homem pode alterar estes fatores e, consequentemente, acelerar ou retardar os processos erosivos. II- Existem diversas formas de erosão. Erosão laminar, ravinas e voçorocas são alguns exemplos. III- A degradação pode ser causada por diversos fatores como: erosão, acidificação, acumulação de metais pesados, redução de nutrientes no solo, redução da matéria orgânica.
É CORRETO o que se afirmar em:

Durante a evolução dos ciclos orogênicos no Brasil surgiram as principais unidades de relevo, sendo resultado do último grande evento, Ciclo Brasiliano (450 – 700 Ma), as faixas de dobramentos (Brasília, Paraguai, Araguaia, Sergipana, etc.) bordejando os principais crátons (São Francisco, Amazônico, São Luís, etc.). Esse embasamento fez surgir extensivamente três grandes escudos (Guianas, Brasil Central e Atlântico), separados por coberturas fanerozoicas. Indique a alternativa que apresenta as principais unidades de relevo das regiões interiores no Brasil:

“O conceito de paisagem esteve quase que ausente da geografia física moderna e não suscitou estudos específicos, sendo qualquer tentativa neste sentido um motivo para uma reflexão metodológica e de desenvolvimento de uma pesquisa que, em parte, supere os limites da geografia física tradicional”. O sistema taxonômico de classificação da paisagem, criado por Bertrand (1968) possui seis níveis, os elementos climáticos e estruturais ocupam as unidades superiores e os elementos biogeográficos e antrópicos as unidades inferiores” (BERTRNAD, 1968, p.461 – 464. tradução nossa). Fonte: BERTRAND, G. (1968). Paisaje y Geografia Física Global. In: MENDOZA, J. G. et. al.(2002) El Pensamiento Geográfico. Ed. Alianza. Madrid.
Indique a alternativa que apresenta a sequência CORRETA das unidades da paisagem superiores e inferiores:

Para compreender a espacialização da biodiversidade na superfície da Terra e, por conseguinte, no Brasil é preciso levar em consideração diferentes conceitos e critérios. Sobre o tema avalie as proposições seguir e coloque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) Os manguezais no Brasil estão distribuídos em quase toda área litorânea e fazem a transição entre os ecossistemas terrestres e marinhos, ocorrem em solos salinos alagados de estuários tropicais e subtropicais, controlados pela dinâmica das marés. ( ) O termo bioma está relacionado a certo tipo de formação vegetal em associação com a sua fauna própria, sua delimitação se dá também pelo controle zonal. Nessa perspectiva, a mata atlântica está inserida dentro do bioma das florestas tropicais úmidas. ( ) Ecossistemas são grandes unidades de terra e água associando elementos bióticos e abióticos que regulam a estrutura e a função das comunidades naturais no Brasil existem 30 ecossistemas. ( ) No Brasil as manchas de florestas tropicais estacionais se desenvolvem no domínio morfoclimático Amazônico.
A sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses é:

No Brasil, entre 1950 e 1980 foram observadas significativas mudanças no processo de urbanização, relacionadas aos padrões demográficos e econômicos, marcando a passagem do Brasil rural para o Brasil urbano. Tais mudanças, nas décadas posteriores, fizeram surgir cidades com diferentes tamanhos demográficos, estruturas e funções. Acerca do tema, analise as assertivas abaixo:
I- A rede urbana é o conjunto articulado de centros urbanos resultante de processos complexos desenvolvidos por diferentes atores sociais, com diversas características de densidade, funções que desempenham, a natureza, a intensidade e o alcance de suas interações e a forma espacial da rede. II- As cidades intermediarias não se definem apenas pelo seu tamanho demográfico e dimensões, mas também em função do seu papel nos fluxos de bens, informações, inovações, administração, entre os territórios rurais e urbanos de sua área de influência e dos outros centros e áreas menores. III- Atualmente o Brasil possuía duas metrópoles, que segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE -, é aquela que possui população entre 100.000 e 500.000 habitantes. IV- As cidades médias são aquelas que desempenham papéis de intermediação entre as redes urbanas, diferenciando-as de cidades de porte médio cujos critérios são definidos pelo IBGE em função de seu tamanho demográfico.
É CORRETO o que se afirma apenas em:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis