Questões de Geografia da CESPE / CEBRASPE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Geografia da CESPE / CEBRASPE

Com relação à trajetória do pensamento geográfico e suas definições e formulações no desenvolvimento do ensino de geografia na educação básica, julgue o item a seguir.


A nova geografia se destaca por defender a criação de referenciais de análise por meio da comparação de lugares, enfatizando a aplicação do princípio da analogia.

#Questão 1015929 - Geografia, Urbanização, CESPE / CEBRASPE, 2022, Prefeitura de Joinville - SC, Professor - Do 6º ao 9º ano - Ensino Fundamental - Especialidade: Geografia

Imagem associada para resolução da questão

Internet:<pet.arquitetura.ufc.br>


Tendo como referência a imagem apresentada, assinale a opção que corresponde ao processo que envolve a revitalização de bairros em diversas cidades ao redor do mundo e a mudança de domicílio de parte dos habitantes urbanos.

#Questão 1015931 - Geografia, População, CESPE / CEBRASPE, 2022, Prefeitura de Joinville - SC, Professor - Do 6º ao 9º ano - Ensino Fundamental - Especialidade: Geografia

Texto I Tem nas metrópoles e grandes cidades sua face mais avançada e, por isso mesmo, seu desenvolvimento tende a adensar a riqueza nas cidades mais importantes, a ampliar a extensão territorial delas, a desenvolver conurbações e a integrar espaços descontínuos, heterogêneos, a exemplo dos espaços rurais, naturais e de lazer, além de desenvolver múltiplas centralidades.
Lencioni. Metropolização. GEOgraphia, 2020 (com adaptações).
Texto II Este projeto de desenvolvimento e de organização urbanísticos de uma porção territorial visa promover o maior proveito social e comodidade dos habitantes, por meio da observância de normas de estética, higiene e infraestrutura. Traduzem-se em limitações ao incontrolado exercício do direito de propriedade, condicionando a ocupação do solo e disciplinando a faculdade de construir.
Internet: <www.significados.com.br>   (com adaptações).
Os conceitos abordados no texto I e no texto II são, respectivamente,

#Questão 1015932 - Geografia, População, CESPE / CEBRASPE, 2022, Prefeitura de Joinville - SC, Professor - Do 6º ao 9º ano - Ensino Fundamental - Especialidade: Geografia

Em uma aula de geografia ministrada para estudantes do 9.º ano do ensino fundamental, a professora apresentou o fragmento de texto a seguir.
Nos últimos dois anos, ocorreram eventos significativos de migração e deslocamento devido a conflitos ou séria instabilidade econômica e política de diversos países. Em 2020, 89,4 milhões de pessoas viviam deslocadas, de acordo com a OIM. Dados oficiais apontam que, em meados de 2021, em decorrência de conflitos, violência, violações dos direitos humanos, perseguições e desastres naturais, o número de deslocamentos forçados em todo o mundo ultrapassou 84 milhões de pessoas.
Internet: <cnnbrasil.com.br>.

Considerando-se as ideias do texto precedente, infere-se que a temática abordada pela professora em sua aula centrou-se em

#Questão 1015935 - Geografia, Industrialização, CESPE / CEBRASPE, 2022, Prefeitura de Joinville - SC, Professor - Do 6º ao 9º ano - Ensino Fundamental - Especialidade: Geografia

No Brasil, o ambiente desfavorável não surgiu do dia para a noite, mas foi construído ao longo de anos. O grande problema é que o setor depende fundamentalmente do Estado. Nos anos 1970, o setor industrial no Brasil tinha um forte investimento estatal e o setor privado se beneficiava desses incentivos estatais, o que hipertrofiou o setor. Com o passar dos anos, o Estado foi perdendo sua capacidade de financiar a indústria e houve o declínio.
Internet: <jornal.usp.br> (com adaptações).

O texto precedente refere-se

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis