Questões de Geografia da CESGRANRIO

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Geografia da CESGRANRIO

#Questão 502197 - Geografia, Energia e Industria, CESGRANRIO, 2010, EPE, Analista de Pesquisa Energética

Segundo o Plano Nacional de Energia 2030, do Ministério de Minas e Energia, o período de 1990-94 foi marcado por profundas mudanças na política de comércio exterior, uma vez que, simultaneamente à adoção do câmbio livre, intensificou- se o programa de liberalização da política de importações. Assim, a partir de 1990, foram extintas as listas de produtos com emissão de guias de importação assim como os regimes especiais de importação (exceto a Zona Franca de Manaus, drawback e bens de informática). Também acabaram diversos controles quantitativos de importação para dar lugar a um controle tarifário, com alíquotas declinantes ao longo do tempo. A tabela a seguir apresenta algumas estatísticas das alíquotas de importação para o período 1990 a 1994.

Os anos em que as alíquotas de importação mostraram-se relativamente mais homogêneas e mais heterogêneas foram, respectivamente,

#Questão 502199 - Geografia, Energia e Industria, CESGRANRIO, 2010, EPE, Analista de Pesquisa Energética

Com relação aos sistemas petrolíferos brasileiros, analise as afirmações abaixo.

I - A seção marinha cretácea é a principal geradora de hidrocarbonetos das Bacias de Santos e de Campos.

II - Os turbiditos terciários da Bacia de Campos têm-se constituído, nos últimos anos, nos principais reservatórios brasileiros de hidrocarbonetos dos campos em produção.

III - Nas bacias da margem equatorial brasileira não há registro significativo de depósitos evaporíticos de idade aptiana.

IV - Depósitos evaporíticos constituem-se em importantes selos nos sistemas petrolíferos de diversas bacias da margem continental brasileira e da Bacia do Solimões.

V - Os arenitos flúvio-eólicos da Formação Sergi são os principais reservatórios presentes na fase rifte da Bacia do Recôncavo.

Está correto APENAS o que se afirma em

#Questão 502316 - Geografia, Meio Ambiente, CESGRANRIO, 2010, EPE, Analista de Pesquisa Energética

Entre as metodologias de avaliação de impactos ambientais, encontra-se a projeção de cenários, com base na análise de situações ambientais prováveis em termos da evolução de um ambiente e/ou de situações hipotéticas. Nesse sentido, uma analista pode enfocar, para uma dada situação, as consequências de várias políticas escolhidas a priori ou de maneira interativa, sem procurar estabelecer as consequências desejadas nem procurar determinar, para cada situação, que políticas permitem atingir a meta desejada. A análise que um analista de impactos ambientais pode realizar, descrita acima, refere-se mais explicitamente à categoria do cenário.

#Questão 502318 - Geografia, Meio Ambiente, CESGRANRIO, 2010, EPE, Analista de Pesquisa Energética

Para realização de inventário ambiental do Município de Volta Redonda, no Estado do Rio de Janeiro, foram consideradas algumas bases cartográficas, entre elas, a carta de cobertura e uso do solo e a carta geológica, representadas pelas folhas SF–23–Z–A–II–4 e SF-23-ZA- V-2. A escala cartográfica básica dessas folhas é

O mapeamento sistemático do Brasil, que compreende a elaboração de cartas topográficas, é feito na projeção UTM nas escalas 1:250.000, 1:100.000, 1:50.000, 1:25.000. A escala numérica e o estado da federação brasileira, parcialmente representado pela carta cuja nomenclatura é SH-22-Z-A-I, são, respectivamente,

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis