Questões sobre Produção e consumo no Brasil

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Produção e consumo no Brasil

O Rio Grande do Norte ganhou 13 novos parques eólicos nos dois primeiros meses de 2024, aponta a atualização no Mapa das Energias Renováveis do Observatório da Indústria Mais RN, núcleo de planejamento estratégico contínuo da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN).

Disponível em: https://www.fiern.org.br/rn-ganha-13-novos-parques-eolicos-nos-primeiros-doismeses-de-2024-mostra-mais-rn/ Acesso: 24 Out. 2024

A partir do tema abordado, dentre as perspectivas de expansão para o setor, destacam-se:

I. A utilização de um recurso da natureza com capacidade de regeneração, através da conversão da energia cinética em eletricidade.
II. A transformação da matriz de energia elétrica brasileira, com a substituição do grande peso dos combustíveis fósseis, para utilização majoritária de fontes renováveis.
III. O Plano Nacional de Transição Energética (Plante), que busca direcionar esforços para uma matriz energética mais sustentável, com baixa emissão de carbono e redução das emissões de gases de efeito estufa.

As afirmativas são, respectivamente,

“A matriz energética brasileira destaca-se pela dependência de fontes renováveis e pela busca por diversificação em um cenário global de transição energética” (EPE, 2024). Sobre a composição da matriz energética do Brasil, assinale a alternativa correta:

A energia elétrica oriunda de usinas hidrelétricas é a mais utilizada em todo o território brasileiro. Segundo informações do Balanço Energético Nacional (BEN) de 2021, de toda a oferta interna de energia elétrica por forte, 65,2% era hidráulica. Sobre essa fonte de energia, podese afirmar que:

Julgue o item que se seguem. 


Um dos resultados dos últimos leilões de energia realizados no Brasil foi que a maioria da energia comercializada é de usinas térmicas, o que, apesar de baratear a energia, pode agravar problemas ambientais.

É do subsolo marinho que o Brasil retira a maior parte de sua produção de petróleo e gás natural. A indústria de petróleo, principalmente em águas marinhas profundas, vem apresentando forte crescimento nos últimos anos, passando por uma profunda transformação. A instalação e operação de plataformas e dutos, trânsito de embarcações e instalações de terra interferem diretamente na zona costeira, determinando o crescimento de cidades e modificando as atividades socioeconômicas das populações locais, incluindo a região da bacia do Rio Amazonas. 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis