Questões sobre Município de Belo Horizonte

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Município de Belo Horizonte

No trajeto turístico feito pelo ônibus do Centro para o Sion (Projeto da Belotur) podemos observar e ouvir sobre os pontos mais importantes, EXCETO:

O mapa mostra o entorno da Avenida do Contorno, espaço onde ficam localizados vários pontos importantes de Belo Horizonte. São eles:

Marque a alternativa CORRETA.

A política cultural da Prefeitura de Belo Horizonte, desde 1993, orientase por quatro diretrizes básicas:

I. Estender os chamados direitos culturais, ampliando o acesso de toda a população à produção e ao consumo de cultura, garantir a preservação da memória social, bem como facilitar a participação popular nas decisões da política cultural.

II. Articular os programas sociais e culturais da administração municipal, promovendo o desenvolvimento integral de crianças e jovens envolvidos com a ação pública do município.

III. Descentralizar a ação cultural, instalando e fazendo a manutenção de centros culturais regionais, além de valorizar as manifestações culturais locais.

IV. Incentivar e estimular a qualificação da produção cultural, viabilizando empreendimentos culturais estáveis e duradouros.

Para colocar em prática essas diretrizes, a Fundação Municipal de Cultura estabeleceu ações, a saber:

Todas as alternativas estão corretas, EXCETO:

Percebese na leitura "Lutas Urbanas em Belo Horizonte" de SOMARRIBA, que as grandes carências urbanas sempre marcaram a vida de Belo Horizonte. A criação de associação de bairros e favelas foi fundamental para melhorar a qualidade de vida da população de BH.

Em relação a esse associativismo de base local, que sempre esteve presente na história de BH, podese afirmar que:

Em relação à Avenida do Contorno podese dizer que:

I. Foi originalmente denominada Avenida 17 de Dezembro, em homenagem à data da promulgação da lei que oficializou a escolha de Belo Horizonte como sede da nova Capital do Estado.

 II. Foi para ser uma espécie de fronteira social entre a parte planejada e urbanizada e a área suburbana da nova Capital.

III. Ficou inacabada até a década de 1940 e somente nos anos 1970 é que adquire sua configuração atual como um dos maiores corredores de circulação, unindo vários bairros da área central.

IV. Temse hoje uma configuração contemporânea, constituído lugar de passagem e de consumo, oferecendo experiências diversas e descontínuas.

Comparando o que foi afirmado sobre a Avenida do Contorno e o relatado por José Mário Barros no livro "Permanências e Mudanças em Belo Horizonte", podese AFIRMAR:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis