Questões sobre História da Geografia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre História da Geografia

#Questão 1134185 - Geografia, História da Geografia, VUNESP, 2025, SEDUC-SP, Professor de Educação Básica II - Geografia

Consiste em um conjunto de autores que se posicionam por uma transformação da realidade social, pensando o seu saber como uma arma desse processo. São, assim, os que assumem o conteúdo político de conhecimento científico, propondo uma Geografia militante, que lute por uma sociedade mais justa. São os que pensam a análise geográfica como um instrumento de libertação do homem.
(Antonio Carlos Robert Moraes, Geografia: pequena história crítica,1985. Adaptado)

Esses pressupostos foram defendidos por uma corrente do pensamento geográfico denominada de Geografia 

#Questão 1134186 - Geografia, História da Geografia, VUNESP, 2025, SEDUC-SP, Professor de Educação Básica II - Geografia

Consiste em um conceito basilar da geografia amplamente utilizado na história da ciência geográfica e que deve ser entendido como produção dos homens ou dos atores sociais nas relações de poder tecidas em sua existência; e poder, como força dirigida, orientada, canalizada por um saber enraizado no trabalho e definido por duas dimensões: a informação e a energia.
(Lana de Souza Cavalcanti, Geografia, escola e construção de conhecimentos, 2003. Adaptado)

O texto apresenta elementos condizentes com o conceito de

#Questão 926377 - Geografia, História da Geografia, UPENET/IAUPE, 2023, Prefeitura de São José da Coroa Grande - PE, Professor do ensino Fundamental - Anos Finais - Geografia

Sobre o espaço geográfico e sua dinâmica, assinale a alternativa INCORRETA.

Julgue o item que se seguem. 


A Geografia Física teve origem, enquanto conhecimento científico, entre os naturalistas dos séculos XIX e XX. Porém foi com o aparecimento da Geografia Regional de Jean-Baptiste de Lamarck, na França do século XIX, que a Geografia Física se concretizou enquanto ramo específico de estudo da ciência geográfica.

#Questão 924059 - Geografia, História da Geografia, Avança SP, 2023, Prefeitura de São Miguel Arcanjo - SP, Professor Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) Geografia

Julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta sobre o ensino da Geografia e a Lei n.º 10.639/03.
I - São irrelevantes as atividades do movimento negro na educação, já que ela não influi na construção identitária da população negra.
II - A Lei objetiva a discussão por parte dos professores acerca da identidade positiva em detrimento da negativa da África.
III - É desnecessária a valorização do afrodescendente no Brasil, pois o espaço social deve ser ocupado por meio da meritocracia.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis