Questões sobre Geografia Física

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Geografia Física

#Questão 881613 - Geografia, Geografia Física, CPCON, 2020, Prefeitura de Sapé - PB, Professor de Educação Básica II - Geografia (Zona Urbana)

O conceito de hotspot foi criado em 1988 e está relacionado à alta biodiversidade e alto grau de ameaça à biodiversidade, sendo os critérios para sua delimitação a existência de pelos menos 1.500 espécies endêmicas de plantas e a área ter perdido mais de três quartros de sua vegetação original. Quais dos domínios morfoclimáticos brasileiros estão inseridos na lista de hotspot mundial.

#Questão 881614 - Geografia, Geografia Física, CPCON, 2020, Prefeitura de Sapé - PB, Professor de Educação Básica II - Geografia (Zona Urbana)

Bacia hidrográfica é uma região hidrológica cuja sua definição vai desde a simples descrição de ser uma área drenada por um rio principal e seus afluentes, até conceitos mais detalhados como a descrita por Coelho Neto (2007, p.97) “uma área da superfície terrestre que drena água, sedimentos e materiais dissolvidos para uma saída comum, num determinado ponto de um canal fluvial”. O Brasil apresenta uma ampla rede hidrográfica e bacias hidrográficas importantes como a Bacia do Rio Amazonas e do São Francisco. (Fonte: COELHO NETO, A. L. Hidrologia de encostas na interface com a geomorfologia. In: GUERRA, A. J. T,; CUNHA, S. B da (Orgs). Geomorfologia: uma atualização de bases conceituais. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997).
Marque (V) para verdadeiro e (F) para Falso sobre as principais características da hidrografia brasileira.
( ) Grande parte das redes de drenagem são endorreicas. ( ) Existência de rios perenes com grandes volumes de água associados ao clima tropical úmido que prevalece no país, com exceção dos rios no Nordeste semiárido que são, na sua maioria, de regime intermitente e efêmero. ( ) Predomínio de regimes nivais. ( ) Predomínio de desembocadura do tipo estuário e ocorrência restrita de foz do tipo delta.
Assinale a sequência CORRETA:

Durante a evolução dos ciclos orogênicos no Brasil surgiram as principais unidades de relevo, sendo resultado do último grande evento, Ciclo Brasiliano (450 – 700 Ma), as faixas de dobramentos (Brasília, Paraguai, Araguaia, Sergipana, etc.) bordejando os principais crátons (São Francisco, Amazônico, São Luís, etc.). Esse embasamento fez surgir extensivamente três grandes escudos (Guianas, Brasil Central e Atlântico), separados por coberturas fanerozoicas. Indique a alternativa que apresenta as principais unidades de relevo das regiões interiores no Brasil:

Para compreender a espacialização da biodiversidade na superfície da Terra e, por conseguinte, no Brasil é preciso levar em consideração diferentes conceitos e critérios. Sobre o tema avalie as proposições seguir e coloque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) Os manguezais no Brasil estão distribuídos em quase toda área litorânea e fazem a transição entre os ecossistemas terrestres e marinhos, ocorrem em solos salinos alagados de estuários tropicais e subtropicais, controlados pela dinâmica das marés. ( ) O termo bioma está relacionado a certo tipo de formação vegetal em associação com a sua fauna própria, sua delimitação se dá também pelo controle zonal. Nessa perspectiva, a mata atlântica está inserida dentro do bioma das florestas tropicais úmidas. ( ) Ecossistemas são grandes unidades de terra e água associando elementos bióticos e abióticos que regulam a estrutura e a função das comunidades naturais no Brasil existem 30 ecossistemas. ( ) No Brasil as manchas de florestas tropicais estacionais se desenvolvem no domínio morfoclimático Amazônico.
A sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses é:

A hidrogeografia abarca estudos do comportamento das águas na natureza e suas implicações na organização espacial e socioeconômica. Além de estudar a água como modelador do relevo, estuda aspectos do planejamento e gestão ambiental e de bacias hidrográficas. Correlacione os conceitos abaixo:
I- Bacia hidrográfica. II- Ciclo Hidrológico. III- Padrões de drenagem. IV- Usos consuntivos. V- Usos não consuntivos.
( ) Aqueles em que o uso da água implica no seu consumo, na sua redução quantitativa (abastecimento público, usos residenciais, dessedentação de animais, irrigação, entre outros). ( ) Arranjo espacial dos cursos fluviais, que podem ser influenciados em sua atividade morfogenética pela natureza e disposição das camadas das rochas, pela resistência litológica variável, pelas diferenças de declividade e pela evolução geomorfológica da região. ( ) Um fenômeno natural de circulação da água entre a superfície terrestre e a atmosfera (principalmente na troposfera) dirigido pelo Sol associado à gravidade e à rotação terrestre. ( ) Área delimitada por um divisor de águas que drena as águas de chuvas por ravinas, canais e tributários para o curso principal, com vazão efluente, convergindo para uma única saída e desaguando diretamente no mar ou em um grande lago. ( ) Aqueles em que não há consumo ou modificação do volume da água de forma expressiva (geração de energia, recreação, pesca, navegação, entre outros).
A sequência CORRETA é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis