Questões sobre Fontes de energia e recursos naturais

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Fontes de energia e recursos naturais

Uma das fontes de energia do Brasil, mesmo que em pequena escala, é a energia nuclear. A energia nuclear é derivada da fissão do urânio em reator nuclear. No Brasil, são duas: as usinas de Angra 1 e Angra 2, no Rio de Janeiro. Está em construção a usina Angra 3, também no Rio. Por razões de segurança, o governo federal tem monopólio sobre a cadeia de urânio, conforme estabelece a Constituição Federal. A Eletronuclear é responsável pela geração de energia nuclear e as Indústrias Nucleares Brasileiras (INB) são responsáveis pela extração e beneficiamento do urânio. Pergunta-se: Qual é o principal estado brasileiro produtor do urânio utilizado nas usinas nucleares?
Fonte: Adaptado de http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2010/05/no-brasil-99-do-uranio-e-usado-para-gerareletricidade-saiba-mais.html. Acesso em: 13 jan.2020.

Sendo o fogo originário da reunião de combustível, oxigênio e calor, para extingui-lo basta que se suprima alguns elementos essenciais. Desse modo, o processo de retirada de combustível é chamado:

Assinale a alternativa que NÃO apresenta um recurso natural não renovável:

Sendo o fogo originário da reunião de combustível, oxigênio e calor, para extingui-lo basta que se suprima alguns elementos essenciais. Desse modo, o processo de retirada de combustível é chamado:

Energia e meio ambiente no Brasil

Projeções do consumo futuro de energia no Brasil dependem criticamente do tipo de desenvolvimento e crescimento econômico que o país terá. As decisões brasileiras na área de energia não podem ser calcadas em modelos simplistas, pois a matriz energética brasileira depende dos rumos que o desenvolvimento econômico do país vai seguir. Assim, a política energética deve reconhecer esse fato fundamental, visto que parte do sistema energético foi privatizado e depende, portanto, de investimentos não-governamentais.

Em todos os casos, o licenciamento ambiental de empreendimentos de produção de energia deve ser obedecido. Dessa forma, é possível mitigar muitos dos impactos e, com políticas corretas e prévio e transparente estudo de impacto ambiental, proceder a compensações ambientais justas.

No Brasil, há muito espaço para ampliar a gestão governamental no setor de energia, principalmente quando se busca maior eficiência no uso final de energia, visto que não se podem deixar de lado aspectos de segurança no fornecimento, criação de empregos e de sustentabilidade ambiental. Por exemplo, a utilização de biomassa para a produção de energia, além de ser competitiva comercialmente com o petróleo, é mais limpa, renovável e permite gerar muitos empregos. Buscar fontes renováveis de geração de eletricidade é um poderoso estímulo aos agentes de mercado.

Programas de eficiência energética, baseados na adoção de padrões mandatórios, estimulam o setor de serviços, reduzem a poluição e prolongam a vida das reservas de petróleo e gás. Além disso, a definição do perfil industrial brasileiro tem grande impacto na quantidade e no tipo de energia final que teremos que produzir. Historicamente, o país é um grande produtor de produtos intensivos no uso de energia, como papel e celulose, ferro e aço e alumínio. A mudança desse perfil para produtos menos intensivos no consumo de energia pode alterar, no longo prazo, a demanda de energia no país e adicionar valor à nossa produção e exportações.

Por José Goldemberg e Oswaldo Lucon. Adaptado. Disponível em: https://bit.ly/3j7OKic. 
Leia o texto 'Energia e meio ambiente no Brasil' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:
I. As decisões brasileiras na área de energia não podem ser calcadas em modelos simplistas, pois a matriz energética brasileira depende dos rumos que o desenvolvimento econômico do país vai seguir, de acordo com o texto.
II. De acordo com o texto, com o licenciamento ambiental de empreendimentos de produção de energia, é possível mitigar muitos dos impactos e, com políticas corretas e prévio e transparente estudo de impacto ambiental, proceder a compensações ambientais justas.
III. A utilização de biomassa para produção de energia, além de ser competitiva comercialmente com o petróleo, é mais limpa, renovável e permite gerar muitos empregos, de acordo com o texto.
Marque a alternativa CORRETA:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis