Questões sobre Cartografia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Cartografia

Considere um Mapa Temático para a representação de uma série temporal da quantidade de espécies de aves existentes em uma região dividida em 8 territórios.

Série temporal 1931-1935; 1936-1940; 1941-1945; 1946-1950;

Quantidade de espécies: 1-9; 10-19; 20-29; 30-39; 40-49;

Territórios: A, B, C, D, E, F, G, H.

Para construção desse mapa e sua legenda, é necessário especificar as variáveis visuais e suas extensões nas quantidades de:

“Durante muitos séculos, os mapas eram um privilégio da elite. Foi com a invenção da imprensa (segunda metade do século XV) que os mapas foram mais utilizados. O primeiro atlas mundial reunia mapas produzidos pelos mais importantes cartógrafos da época. Porém, um deles produziu, em 1569, o primeiro mapa-mundo feito com uma projeção diferente. Foi também o primeiro a usar o termo atlas. Porém, a história reserva sua maior contribuição ao sistema de projeção.” Assinale-o.

Em relação à cartografia brasileira, analise as afirmativas a seguir.

I. A forma e o tamanho de um elipsoide, bem como sua posição relativa ao geoide, definem um sistema geodésico.

II. No Brasil adotou-se o Sistema Geodésico Sul Americano – SAD 69, com o elipsoide de referência UGGI 67 e a origem das coordenadas (ou Datum planimétrico): estação – Vértice Imbituba (SC).

III. O Sistema Geodésico Brasileiro (SGB) é constituído por estações implantadas pelo IBGE no Território Brasileiro, divididas em três redes: planimétrica, altimétrica e gravimétrica.

IV. Para referenciar a rede altimétrica do Estado do Amapá, que ainda não está conectada ao restante do País, foi adotado um marégrafo, correspondente ao nível médio, instalado no Porto de Santana (AP).

Estão corretas apenas as afirmativas

Analise as afirmativas a seguir.

I. “_______________: representação cartográfica sobre uma superfície esférica, em escala pequena, dos aspectos naturais e artificiais de uma figura planetária, com finalidade cultural e ilustrativa.”

II. “_______________: representação que se restringe a uma área muito limitada; a escala é grande, consequentemente, o número de detalhes é bem maior.”

III. “_______________: representação plana, geralmente em escala pequena com área delimitada por acidentes naturais (bacias, planaltos, chapadas etc.), político-administrativos e tem destinação a fins temáticos, culturais ou ilustrativos.”

IV. “_______________: representação plana em escala média ou grande com desdobramento em folhas articuladas de maneira sistemática e limites das folhas constituídos por linhas convencionais, destinadas à avaliação precisa de direções, distâncias e localização de pontos, áreas e detalhes.”

Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as afirmativas anteriores.

Muitos dos fenômenos estudados pela Geografia manifestam-se de forma contínua no espaço, porém as informações de que dispomos para caracterizá-los são obtidas de forma descontínua. Uma das técnicas tradicionalmente utilizadas para mapeá-los envolve a construção de superfícies estatísticas, também denominadas modelos numéricos de terreno (MNT). O mapeamento se inicia com a aquisição de amostras representativas do fenômeno de interesse, em diferentes pontos de coleta. Os dados obtidos na amostragem bem como a posição espacial dos pontos de coleta são armazenados. Na etapa seguinte, por meio de procedimentos de interpolação, constrói-se uma superfície estatística tridimensional suavizada, na qual os dados são representados pelas coordenadas planas x e y, e pela coordenada z, que corresponde aos valores do parâmetro estudado. O passo seguinte envolve a transformação da superfície tridimensional para um suporte bidimensional. Essa transformação é feita pela interceptação da superfície estatística por uma série de planos paralelos ao seu plano de origem. As interseções desses planos com a superfície definem linhas que são, em seguida, projetadas ortogonalmente sobre o plano de origem. Cria-se assim um mapa no qual diferentes valores de z são associados às feições lineares.

Adaptado de: FERNANDES, M e MENEZES, P. Roteiro de cartografia. São Paulo: Oficina de Textos, 2013.

O tipo de mapeamento descrito acima, que representa uma superfície estatística tridimensional por convenção linear, é denominado:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis