Questões de Geografia do ano 2016

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Geografia do ano 2016

#Questão 588075 - Geografia, População Brasileira, FGV, 2016, SME/SP, Professor de Ensino Fundamental II e Médio

Mesmo passados mais de 120 anos da sanção da Lei Áurea, decisões de organismos governamentais, para atender às demandas territoriais no país, são conflitantes e mesmo contraditórias, como no caso dos quilombos. Com relação ao trecho acima, analise as afirmativas a seguir.

I. Há um deliberado “esquecimento” das comunidades e dos territórios derivados de antigos quilombos, sítio geográfico estratégico onde se agrupavam pessoas de origem africana.

II. A situação dos quilombos contemporâneos, apesar das disposições constitucionais de 1988, tem sido tratada com ações episódicas e fragmentárias.

III. Os quilombos são associados a algo do passado, como se não fizessem parte da vida nacional contemporânea.

Está correto o que se afirma em

#Questão 588076 - Geografia, População Brasileira, FGV, 2016, SME/SP, Professor de Ensino Fundamental II e Médio

Com relação aos efeitos da difusão das redes de telecomunicações e da intensificação dos fluxos de informação na dinâmica territorial brasileira, a partir da década de 1980, analise as afirmativas a seguir.

I. Alguns centros urbanos que extraíam sua força dos laços de proximidade geográfica foram marginalizados.

II. A comunicação entre parceiros econômicos por meio das novas redes foi acompanhada de seletividades espacial.

III. As diferentes regiões do país se tornaram mais homogêneas quanto ao seu conteúdo e às suas vantagens locacionais.

Assinale:

#Questão 588077 - Geografia, Migrações, VUNESP, 2016, MPE/SP, Analista Técnico e Científico

O gráfico a seguir apresenta as pirâmides etárias dos migrantes da Região Sudeste do Brasil de 2000 e 2010. Nele, é possível observar o aumento da proporção de

#Questão 588078 - Geografia, Teoria em Geografia, FGV, 2016, SME/SP, Professor de Ensino Fundamental II e Médio

“Seu projeto de transformação da epistemologia geográfica envolvia a assimilação da lógica formal positivista, enaltecendo assim o rigor do modelo científico das ciências físicas e a expressão exata da linguagem matemática, erigida como a linguagem universal da ciência. O método hipotético-dedutivo adotado sobrepõe a hipótese (a teoria) ao empírico, estabelecendo-a como ponto de partida (e de chegada!) no processo de conhecimento.” (HAESBAERT, R. (Org.) Territórios Alternativos. São Paulo: Contexto, 2011.)

Assinale a corrente do pensamento geográfico que condiz com o projeto epistemológico da Geografia descrito no fragmento acima.

#Questão 588079 - Geografia, Teoria em Geografia, FGV, 2016, SME/SP, Professor de Ensino Fundamental II e Médio

“A crise da Geografia clássica coincidiu com uma grande rediscussão do conceito de região. Aos poucos, o estabelecimento de regiões passa a ser uma técnica da geografia e não mais um produto final do trabalho de pesquisa. Ganha então relevo uma abordagem conhecida como análise regional, de inspiração neoclássica, que enfatiza os estudos das chamadas regiões funcionais.”

(Adaptado de: GOMES, Paulo Cesar da Costa. O conceito de região e sua discussão. Em: CASTRO, Iná Elias de; et all. (Org.). Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.)

Para estudar as regiões funcionais, a partir da perspectiva da análise regional, é necessário considerar

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis