Questões de Geografia do ano 2006

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Geografia do ano 2006

Como funciona: É um sistema de posicionamento global, desenvolvido pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América (EUA), que conta com 24 satélites distribuídos pela órbita terrestre... Principais limitações da tecnologia: Informa a localização com margem de erro entre 5 e 15 metros e pode falhar em ambientes como cavernas e vales muito profundos.

Considerando o tema do fragmento de texto acima, julgue os itens subseqüentes.

O erro de posicionamento de 5 a 15 metros é decorrente de uma distorção intencional de sinais de rádio conhecida como disponibilidade seletiva (selective availability).

As operações booleanas podem ser utilizadas para construir objetos mais complexos a partir da combinação de dois ou mais objetos simples e é bastante utilizada em cartografia digital. Julgue os itens a seguir, considerando os seguintes mapas temáticos de determinada área de estudo: I – mapa de áreas de preservação permanente; II – mapa de uso antrópico; III – mapa de pastagens cultivadas; IV – mapa de aptidão agrícola.

Para saber quantos hectares de áreas de uso antrópico existem dentro de áreas consideradas como de preservação permanente, é suficiente efetuar a operação de intersecção — operação booleana AND — entre os mapas I e II.

As operações booleanas podem ser utilizadas para construir objetos mais complexos a partir da combinação de dois ou mais objetos simples e é bastante utilizada em cartografia digital. Julgue os itens a seguir, considerando os seguintes mapas temáticos de determinada área de estudo: I – mapa de áreas de preservação permanente; II – mapa de uso antrópico; III – mapa de pastagens cultivadas; IV – mapa de aptidão agrícola.

Para saber quantos hectares de áreas com pastagens cultivadas existem dentro de áreas inaptas para agricultura, é suficiente efetuar a operação de união — operação booleana OR — entre os mapas I e III.

A medição da radiação solar, tanto a componente direta quanto a componente difusa na superfície terrestre, é importante para estudos das influências das condições climáticas e atmosféricas. Sua medição pode ser feita utilizando-se instrumentos adequados, tais como:

1. Piranômetros - Os piranômetros medem a radiação global. Este instrumento caracteriza-se pelo uso de uma termopilha que mede a diferença de temperatura entre duas superfícies, uma pintada de preto e outra pintada de branco igualmente iluminada. A expansão sofrida pelas superfícies provoca um diferencial de potencial que, ao ser medida, mostra o valor instantâneo da energia solar.

2. Pireliômetros - Os pireliômetros são instrumentos que medem a radiação direta e caracteriza-se por apresentar uma pequena abertura de forma a "visualizar" apenas o disco solar e a região vizinha denominada circunsolar. O instrumento segue o movimento solar onde é constantemente ajustado para focalizar melhor a região do sensor.

3. Heliógrafo - Instrumento que registra a duração do brilho solar. A radiação solar é focalizada por uma esfera de cristal de 10cm de diâmetro sobre uma fita que, pela ação da radiação é enegrecida. O cumprimento desta fita exposta à radiação solar mede o número de horas de insolação. INMET � 206/207/208/209/210/211 - Meteorologista 8

4. Actinógrafo - Instrumento usado para medir a radiação global. Este instrumento é composto de sensores baseados na expansão diferencial de um par bimetálico. Os sensores são conectados a uma pena que, quando de sua expansão, registram o valor instantâneo da radiação solar.

Praticamente todos os procedimentos de rotina usados para analisar a estabilidade da atmosfera são manipulações do método da parcela. Na teoria desse método supõe-se que uma diminuta parcela de ar modifica adiabaticamente sua temperatura, quando é deslocada verticalmente de sua posição de origem. Se a parcela não for saturada, sua temperatura virtual se modifica ao longo de uma adiabática seca, porém se a parcela for saturada a modificação se dará ao longo de uma adiabática úmida. Supondo que a parcela não afeta nem é afetada pela atmosfera por onde se desloca temos:

1) Se após o deslocamento vertical a parcela tiver uma temperatura virtual (Tv) menor do que a atmosfera ambiente, ela estará sujeita a uma força que aumentará sua aceleração para cima, e a parcela tenderá a se afastar cada vez mais de sua posição original, caracterizando uma atmosfera instável.

2) Se sua Tv se tornar menor do que a do meio ambiente, a parcela será menos densa do que o ar ambiente, e o seu movimento será retardado, caracterizando uma condição de atmosfera estável.

3) Se a parcela deslocada tiver a mesma densidade que o meio estará em equilíbrio neutro.

Com base no exposto:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis