Questões de Geografia do ano 2006

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Geografia do ano 2006

Considere que uma única imagem de satélite Landsat sem nuvens, registrada no início do mês de julho, foi obtida para uma região do Acre constantemente nublada. Devido à carência de recursos, essa imagem foi tomada como base para avaliação anual de desmatamento. Uma broca, no final do mês de junho, e uma queimada, no mês de agosto, foram observadas.

Considerando a situação hipotética descrita acima, bem como as potencialidades e limitações da tecnologia de sensoriamento remoto para o monitoramento e a avaliação de impacto ambiental, julgue os próximos itens.

No caso em apreço, a queimada deve integrar a contabilidade de degradação ambiental no ano seguinte à sua detecção.

Considere que uma única imagem de satélite Landsat sem nuvens, registrada no início do mês de julho, foi obtida para uma região do Acre constantemente nublada. Devido à carência de recursos, essa imagem foi tomada como base para avaliação anual de desmatamento. Uma broca, no final do mês de junho, e uma queimada, no mês de agosto, foram observadas.

Considerando a situação hipotética descrita acima, bem como as potencialidades e limitações da tecnologia de sensoriamento remoto para o monitoramento e a avaliação de impacto ambiental, julgue os próximos itens.

O desmatamento nessa região interfere na recarga do aqüífero Botucatu.

Nas últimas pesquisas, destacam-se mudanças no quadro demográfico brasileiro. Com referência às suas características e tendências observadas, julgue os itens que se seguem.

A taxa de fecundidade da população tem aumentado em conseqüência da melhoria do acesso aos programas públicos de saúde nas áreas urbanas.

Considerando as imagens acima apresentadas e aspectos relacionados a interpretação de imagens, julgue os seguintes itens.

No recente desastre ocorrido na Ásia, as imagens obtidas por satélites foram importantes no dimensionamento dos danos ambientais e nas construções feitas pelo homem após os estragos causados pelo tsunami, não servindo, no entanto, para avaliação das mudanças geográficas sofridas pelos países atingidos.

Trabalhar Educação Ambiental significa abordar as complexas relações de interdependência entre os diversos elementos da natureza e de práticas sociais, nas dimensões econômicas, políticas, sociais e culturais. Nessa visão, não podemos afirmar.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis