Listagem de Questões de Geografia
Em geografia, avaliação pressupõe o uso de instrumentos que se relacionem à ampliação da capacidade de leitura dos espaços. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.
Existem instrumentos padronizados para avaliar certos critérios em geografia, como uma prova dissertativa com fundamento em um texto motivador com a finalidade de avaliar os conhecimentos acerca da localização de determinados fenômenos.
Quando a avaliação se transforma em um instrumento auxiliar do ensino, ela passa a exercer sua verdadeira função.
O instrumento de avaliação completo é aquele que permite ao estudante manifestar-se livremente acerca do seu aprendizado com relação ao que lhe foi ensinado.
Em geografia, a capacidade de leitura dos espaços deve ser avaliada utilizando-se de forma sistemática, um mesmo tipo de instrumento de avaliação.
A avaliação de caráter regulador permite que o aluno participe ativamente do processo de ensino-aprendizagem.
Com referência à territorialidade no ensino da geografia, assinale a opção correta.
Em geografia, a territorialidade refere-se ao estudo do sistema territorial.
Enquanto a categoria território representa para a geografia um sistema de objetos, o conceito de territorialidade representa a condição necessária para a existência da sociedade como um todo.
A territorialidade é um conceito político que serve como ponto de partida para explicar muitos fenômenos geográficos relacionados à organização da sociedade e suas interações com as paisagens.
A territorialidade é campo específico dos estudos e pesquisas geográficas.
A ideia de territorialidade humana é sinônimo de área de vivência e de reprodução.
O uso de novas tecnologias de informação e comunicação (TIC) na educação permite uma nova forma de pensar o ensino e a articulação de novas metodologias que orientem a construção do conhecimento. A propósito do uso de TIC no ensino da geografia, assinale a opção correta.
Os sistemas de informação geográfica não são considerados ferramentas de TIC.
Por meio de TIC, os professores podem criar aulas interativas, que frequentemente estimulam a participação e a concentração do aluno.
Mesmo os professores sem experiência com o uso de ferramentas das TICs possuem facilidade para trabalhar com seus dispositivos.
A necessidade de mudança para a reconstrução do processo educacional deve ser a consequência da introdução dos recursos tecnológicos na escola.
As práticas pedagógicas que envolvem o uso de TIC relacionam-se necessariamente à adoção de aparatos tecnológicos ou recursos informáticos aplicados à pesquisa geográfica.
Ao longo da história do pensamento geográfico, uma categoriachave da ciência geográfica, a região, foi projetada pela modernidade e, assim como esta, sofreu os abalos e as rupturas paradigmáticas em seu conteúdo, e consequentemente em seu ensino. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
No ensino, a construção do conceito de região deve ter como princípio a diferenciação de áreas.
É com Friedrich Ratzel que a região aparece pela primeira vez ligada à ideia de espaço geográfico, evidenciando a necessidade de se produzir um conhecimento sintético sobre diferentes áreas da superfície terrestre.
A construção de alguns conceitos importantes na geografia, como o de região geográfica, foi orientada pela concepção ambientalista do pensamento geográfico.
A inclusão das ações humanas na análise regional acrescentou unidade à ciência geográfica e facilitou o seu ensino.
Na nova geografia, os estudos regionais são impulsionados pela difusão dos trabalhos de campo, que demonstram preocupação com a discussão do conteúdo articulado com a prática e as implicações na geografia.
Com base na geografia física, assinale a opção correta.
Mesmo antes da instituição dos parâmetros curriculares nacionais e da proposição dos temas transversais, a dicotomia geografia humana versus geografia física deixou de prevalecer, sobretudo em relação à redefinição do objeto de estudo da ciência geográfica como o produto da relação do homem com o espaço.
A nova proposta de abordagem dos conteúdos de geografia física a partir de 1990 demonstrou a importância das regularidades empíricas sob a forma de padrões para o estudo do meio ambiente.
A formação do naturalista Humboldt, associada às suas diversas viagens, fez da geografia uma disciplina voltada para a explicação dos fenômenos geográficos registrados, em detrimento da descrição das paisagens.
Pela afinidade da geografia física como um campo da ciência geográfica com a área das ciências ambientais, é possível caracterizar seu estudo como uma abordagem essencialmente ambiental.
Com o processo de redemocratização ocorrido no Brasil em meados dos anos 80 do século passado, houve rejeição ao ensino dos conteúdos da geografia física no ensino regular.
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