Questões de Fonoaudiologia da ITEDES

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Listagem de Questões de Fonoaudiologia da ITEDES

Catarina é mãe de um menino de 3 anos e 3 meses. Em uma viagem de férias com amigos e outras crianças ficou preocupada com a fala de seu filho, pois achou que ele falava muito pouco em relação às outras crianças da mesma faixa etária e observou que as pessoas tinham dificuldade para entender o que ele dizia.

Considerando o relato acima, indique a atitude correta do fonoaudiólogo na consulta inicial.

Com objetivo de divulgar ações promotoras de saúde, uma fonoaudióloga criou um blog com informações úteis aos pais quanto ao desenvolvimento de seus filhos. Para dirimir dúvidas, disponibilizou um espaço para perguntas, tendo uma internauta lhe enviado o texto transcrito abaixo.

“Prezada fonoaudióloga, Tenho um filho com 6 meses de vida, que tem chorado muito nestes últimos três dias. Procurei o pediatra, que me informou que seu estado de saúde é perfeito, mas tem ficado muito irritado, está babando mais do que de costume e sua gengiva esta inchada. Gostaria de saber se pode ser seu dentinho nascendo e se posso dar chupeta para acalmá-lo”.

Considerando a erupção dos primeiros dentes decíduos e o uso da chupeta, analise as afirmações abaixo:

I. As alterações oclusais advindas do uso de chupeta dependem da frequência, intensidade e duração.

II. A dentição decídua ocorre aos três meses de vida e, em virtude do atraso na erupção dentária do bebê, recomenda-se consulta com odontopediatra.

III. Crianças amamentadas no peito materno por mais tempo (1 a 2 anos) têm chances menores de apresentarem hábitos orais deletérios e alterações oclusais.

IV. Os incisivos centrais laterais são, na maioria das crianças, os primeiros dentes decíduos à erupção.

São corretas apenas as afirmações:

As orientações familiares complementam a terapia fonoaudiológica na promoção da fluência da fala em crianças que gaguejam. Comportamentos inadequados dos familiares em relação à gagueira infantil podem contribuir negativamente no prognóstico terapêutico. Entre as reações dos interlocutores que podem contribuir para a redução do risco do desenvolvimento da gagueira, destaca(m)-se:

I. o respeito à troca de ciclos do sono.

II. o ritmo da fala acelerado do interlocutor.

III. a complementação das palavras e o desvio do olhar.

IV. a interação comunicativa e a atitude de atenção para com o interlocutor.

 São corretas apenas as reações apresentadas em:

Do ponto de vista neuropsicológico, os transtornos de aprendizagem apresentam manifestações importantes na aquisição e no uso das habilidades de audição, fala, leitura, escrita e raciocínio ou matemática. O diagnóstico dessas alterações deve ser realizado por equipe multiprofissional, e, normalmente, a origem dessas alterações é que norteia o programa de intervenção. Se ela for escolar, a atuação fonoaudiológica deverá ser voltada para o ambiente educacional, com propostas junto aos professores. Por outro lado, se essa dificuldade for decorrente de uma disfunção neuropsicológica, a atuação deverá ser clínica, por meio de programas remediativos. Com base nessas informações, analise as afirmações a seguir.

I. Nos transtornos de aprendizagem decorrentes de disfunção neuropsicológica, um dos aspectos fundamentais considerados na terapia fonoaudiológica é a remediação fonológica.

II. O trabalho com compreensão de leitura, utilizando a técnica de Cloze, a fim de que o aluno passe da rota fonológica para a lexical, deve ser uma das prioridades do trabalho terapêutico voltado para os transtornos de aprendizagem, de origem escolar.

III. A produção de textos utilizando estratégias metalinguísticas deve ser considerada em um programa de intervenção voltado para os transtornos de aprendizagem, independentemente de sua origem.

IV. Nos casos de transtorno de aprendizagem, os aspectos de fala, leitura e escrita devem ser promovidos pelo educador, com assessoria fonoaudiológica por meio de adaptações pedagógicas.

Estão coerentes com a abordagem neuropsicológica apenas as afirmativas:

Assinale a alternativa que completa corretamente o texto a seguir:

Amélia é fonoaudióloga e iniciou um projeto de estimulação da linguagem oral e escrita na educação infantil do município onde trabalha. As atividades envolveram roda de história, elaboração de livros de história a partir de desenhos infantis, dramatização e utilização de brincadeiras de roda, entre outras. As estratégias desenvolvidas tiveram como foco _______________________________.

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