Questões de Fonoaudiologia da IPAD

Analise as proposições a seguir:

1. Alterações presentes durante o desenvolvimento da linguagem oral podem resultar em dificuldades de aprendizagem escolar.

2. A dislexia não acontece em indivíduos com alterações nas habilidades cognitivo-lingüísticas de origem genéticoneurológica.

3. As crianças com transtornos de aprendizagem apresentam comprometimento das habilidades lingüístico-cognitivas relacionadas à leitura, à escrita e ao raciocínio lógicomatemático.

Está (ão) correta (s):

  • A.

    1, apenas.

  • B.

    2 apenas.

  • C.

    1, 2 e 3

  • D.

    1 e 3 apenas.

  • E.

    2 e 3 apenas.

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Os critérios para realização do implante coclear na população infantil brasileira devem seguir todos os aspectos abaixo, exceto:

  • A.

    Deficiência auditiva pré-lingual com até seis anos de idade.

  • B.

    Não utilização de próteses auditivas anteriores, por dificultarem a adaptação do implante coclear.

  • C.

    Existência de programas educacionais na cidade de origem da criança voltados ao aproveitamento máximo da capacidade auditiva e à aquisição da linguagem oral.

  • D.

    Avaliação do grau de expectativa da família e permeabilidade no processo terapêutico.

  • E.

    Avaliação da cognição da criança, os aspectos de aprendizagem, atitude de comunicação, forma de interação, entre outros.

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Em relação à afasia, analise as seguintes afirmações:

1. É uma alteração da comunicação adquirida em conseqüência de lesão neurológica (geralmente, AVC), de déficits sensoriais, intelectuais e psiquiátricos.

2. Pode ser classificada, conforme visão anatomoclínica, em: Broca, Wernick, condução e transcorticais motor e sensorial.

3. As alterações da linguagem oral podem vir acompanhadas de alterações da leitura e da escrita.

4. O tempo decorrido e a evolução do quadro não interferem em sua apresentação.

Está (ão) incorreta (s):

  • A.

    1, apenas.

  • B.

    2, apenas.

  • C.

    1, 2, 3 e 4.

  • D.

    2, 3 e 4, apenas.

  • E.

    1 e 4, apenas.

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Assinale a alternativa incorreta:

  • A.

    O suckling é um padrão normal de sucção onde a língua movimenta-se para frente e para trás, com movimentos simultâneos de abertura e fechamento de mandíbula.

  • B.

    A laringe do recém-nascido encontra-se bem elevada e mais próxima à base da língua quando comparada ao adulto.

  • C.

    As bolsas de gordura dão firmeza a bochechas, proporcionando uma maior estabilidade ao sistema motor oral durante a sucção.

  • D.

    A sucção não nutritiva é um padrão organizado e repetitivo de sugadas e pausas curtas e estáveis.

  • E.

    Uma das estruturas que primeiro se desenvolve ao longo do desenvolvimento fetal é a região perioral.

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É incorreto afirmar que a forma de deglutir depende:

  • A.

    da oclusão e da mordida.

  • B.

    da idade e do peso.

  • C.

    do tônus e da propriocepção.

  • D.

    do que se deglute.

  • E.

    das características craniofaciais.

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Nas disfagias em pacientes com paralisia cerebral, dependendo do nível de comprometimento, é incorreto afirmar que há:

  • A.

    alterações da musculatura oral.

  • B.

    presença de comportamentos reflexos inapropriados.

  • C.

    vedamento labial e movimentação da língua inadequados, causando uma inabilidade para sustentar o alimento durante a mastigação.

  • D.

    disparo do reflexo de deglutição sempre eficiente.

  • E.

    uma maior dificuldade na deglutição de líquidos, com sinal de penetração laríngea.

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Em relação ao transtorno de atenção/hiperatividade (TDAH), analise as proposições abaixo:

1. É um transtorno neuropsiquiátrico bastante comum na infância, observado principalmente nas idades pré-escolar e escolar.

2. É de origem genética.

3. São sintomas: a desatenção, a impulsividade e a hipoatividade.

4. As alterações na fala, na maioria das vezes estão relacionadas a problemas fonológicos, decorrentes da pouca atenção.

Está (ão) correta (s):

  • A.

    1, apenas.

  • B.

    3, apenas.

  • C.

    1, 2, 3 e 4.

  • D.

    1, 2 e 4, apenas.

  • E.

    3 e 4, apenas.

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As habilidades auditivas podem ser avaliadas através de testes comportamentais especiais realizados em cabina acústica. Dentre as habilidades abaixo descritas não é uma habilidade exclusivamente auditiva:

  • A.

    Habilidade em detectar sons.

  • B.

    Habilidade em discriminar sons.

  • C.

    Habilidade em identificar sons não-verbais na presença de outros sons.

  • D.

    Habilidade em selecionar um estímulo e ignorar outro.

  • E.

    Habilidade em identificar sons não-verbais no silêncio (reconhecer) com dois, três, quatro ou mais eventos acústicos que se sucedem.

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Sobre a participação do fonoaudiólogo no tratamento das alterações auditivas na infância é incorreto afirmar:

  • A.

    A avaliação audiológica deve ser realizada somente após o tratamento medicamentoso.

  • B.

    É função do fonoaudiólogo a avaliação e o treinamento no nível do processamento auditivo normal.

  • C.

    O fonoaudiólogo atua na orientação de pais e educadores quanto ao controle dos fatores de risco e adequação das condições físicas e ambientais às necessidades da criança.

  • D.

    O fonoaudiólogo deve orientar os educadores no sentido de localização do aluno em sala de aula, favorecendo a visão do professor e a manutenção da atenção.

  • E.

    O fonoaudiólogo deve atuar como membro da equipe educacional e participar do planejamento pedagógico orientando sobre atividades que favoreçam o desenvolvimento das habilidades prejudicadas pela doença auditiva.

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A versão 2000 do JCIH (Joint Committee on Infant Hearing) sugere a adoção dos seguintes indicadores de risco para perda auditiva na fase neonatal (do nascimento aos 28 dias de vida). Assinale a alternativa incorreta:

  • A.

    Toda doença ou condição que requeira admissão em UTI por período igual ou maior a 56 horas.

  • B.

    Sinais sugestivos de síndrome conhecida associada à perda auditiva sensorioneural ou condutiva.

  • C.

    História familiar de perda auditiva.

  • D.

    Anomalias craniofaciais, incluindo aquelas com alterações morfológicas de pavilhão auditivo e meato acústico externo.

  • E.

    Infecções intra-útero tais como citomegalovírus, herpes, toxoplasmose ou rubéola.

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