Questões de Fonoaudiologia da FUNDATEC

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Listagem de Questões de Fonoaudiologia da FUNDATEC

Responda a questão com base nos Planos Terapêuticos Fonoaudiológicos, Vol. I (Pró-Fono, 2012) e II (Pró-Fono, 2015)
Sobre os principais achados fonoaudiológicos em pacientes com paralisia cerebral diplégica espástica, analise as assertivas abaixo:

I. Desenvolvimento neuropsicomotor típico.
II. Atraso do desenvolvimento da linguagem.
III. Dificuldades em atividades de processamento das informações auditivas.

Quais estão corretas?

A motricidade orofacial inclui a avaliação, diagnóstico e tratamento nos diferentes ciclos de vida relacionada às funções de sucção, respiração, mastigação, parte musculoesquelética relacionada à fala e fase oral da deglutição. A mastigação representa a fase inicial do processo digestório. Sobre as suas etapas, assinale a alternativa correta.

Há inúmeras alterações de deglutição associadas às doenças crônicas, tais como demência, idade avançada e sequelas neurológicas. Em relação aos problemas mais comuns encontrados nesses pacientes, assinale a alternativa INCORRETA.

O câncer de laringe é o mais comum entre os diversos tipos de câncer de cabeça e pescoço e o segundo do aparelho respiratório em todo o mundo. Aproximadamente 2/3 dos tumores de laringe surgem nas pregas vocais e 1/3 na laringe supraglótica. Esses tumores são influenciados por fatores ambientais e estilos de vida. Em relação a esses fatores, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Tabagismo.
( ) Alcoolismo.
( ) Infecção por Papiloma Vírus Humano (HPV).
( ) Respiração oral.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

O estudo realizado por Jardim, Barreto e Assunção (2007) observou que o professor disfônico apresenta, além de uma série de sinais e sintomas relacionados ao próprio problema de voz, importantes limitações no desenvolvimento de seu trabalho. Sobre as consequências da disfonia para o docente, analise as assertivas abaixo:

I. Redução de atividades ou interações sociais e perda de dias de trabalho.
II. Interferências negativas no desempenho do seu trabalho, expressas por dificuldade na aprendizagem dos alunos.
III. Necessidade de “poupar a voz” na sala de aula.
IV. Dificuldades de relacionamento com os pares, uma vez que alguns colegas de trabalho julgam o professor disfônico como simulador.

Quais estão corretas?

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