Questões de Fonoaudiologia da COTEC

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Listagem de Questões de Fonoaudiologia da COTEC

A avaliação clínica é uma etapa fundamental no processo de diagnóstico dos distúrbios miofuncionais orofaciais, possibilitando a compreensão das relações entre as condições anatômicas e funcionais do sistema estomatognático, além de permitir estabelecer o raciocínio terapêutico e a necessidade de encaminhamentos, fornecendo, ainda, dados quanto ao prognóstico do caso. Em relação a esse processo avaliativo, foram feitas algumas afirmações. Classifique-as com V para as verdadeiras ou F para as falsas.
( ) Para diagnosticar uma alteração miofuncional orofacial, é preciso examinar os constituintes do sistema estomatognático e as funções orofaciais, identificando não mais que as alterações morfológicas. ( ) Além do exame presencial junto ao paciente, análises mais refinadas ou detalhadas podem ser realizadas por meio de fotos, no que diz respeito às estruturas estáticas, como também por meio de filmagens, para os aspectos dinâmicos. ( ) Assimetrias musculares podem estar relacionadas principalmente à mastigação unilateral crônica, cuja possível etiologia relaciona-se à presença de mordida cruzada posterior, dor nos dentes, falhas dentárias ou contato dentário prematuro. ( ) O frênulo lingual também deve ser avaliado, podendo ser classificado quanto à sua extensão e fixação. O indivíduo com frênulo curto pode apresentar dificuldade na mobilidade de língua, dificultando a lateralidade do bolo alimentar durante a mastigação, bem como na fala, principalmente na produção do fonema /r/.
A sequência CORRETA de classificação de cima para baixo é:

Pedro Henrique tem 13 anos e mudou-se com sua família para Brasília há um ano, em busca de tratamento cirúrgico para fissura pós-forame incisivo incompleta, visto que, em sua cidade, não havia recursos para tratá-lo. Recentemente, Pedro realizou correção cirúrgica e foi encaminhado pela equipe de cirurgia plástica ao ambulatório de fonoaudiologia. Na avaliação fonoaudiológica de Pedro, foi observada presença de fricativa posterior e de plosiva faríngea, caracterizando uma articulação compensatória. É interessante observar que Pedro, até os 12 anos, não fez nenhum tipo de tratamento cirúrgico ou de reabilitação para sua malformação, porque nasceu em uma cidade pequena e sem recursos. De acordo com esse caso, o princípio do Sistema Único de Saúde que não foi garantido a Pedro é o da

Roberto é fonoaudiólogo e postou, em um grupo de profissionais, a sua indignação quanto aos valores cobrados por colegas para atendimentos realizados na área fonoaudiológica. Esses colegas questionaram se ele os havia denunciado ao órgão responsável. Roberto alegou que não, justificando que esses órgãos nunca faziam nada, só serviam para cobrar, e bem, a mensalidade dos seus inscritos. A conversa continuou nesse grupo, e um integrante resolveu comentar que deveriam ser divulgados os nomes e endereços desses profissionais que estivessem cobrando os valores referidos.

O conselho de Fonoaudiologia tem o seu código de ética, e este regulamenta os direitos e os deveres, além de estabelecer as infrações dos fonoaudiólogos inscritos nos conselhos de Fonoaudiologia. No relato acima, quais infrações podem ser observadas?

I - Estabelecer ou aceitar honorários a preço vil ou incompatível com a atividade realizada.

II - Praticar concorrência desleal.

III - Emitir comentários difamatórios, caluniosos, preconceituosos, jocosos, depreciativos ou ofensivos, em desfavor de fonoaudiólogos, de clientes, do Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia e demais órgãos da categoria, bem como os expor a situações vexatórias e constrangedoras.

IV - Divulgar nome, endereço ou qualquer outra informação que identifique ou caracterize o cliente.

V - Publicar, nas redes sociais ou nos demais meios de comunicação, artigos de conteúdo depreciativo acerca da profissão, de colegas, de clientes, de contratantes, dos órgãos representativos da classe e de seus representantes.

Uma criança de 5 anos e 6 meses, do sexo feminino, que faz uso de mamadeira e se alimenta preferencialmente de comidas mais macias, apresenta alteração nas funções estomatognáticas. Durante avaliação fonoaudiológica, pôdese observar hipotonia muscular, alteração de postura na musculatura orofacial e mordida aberta anterior. Em relação ao caso, o provável diagnóstico é

Dificuldades alimentares na infância são extremamente comuns. Estudos realizados em diferentes regiões do mundo mostram que a queixa de não comer está entre as principais situações, não apenas nos consultórios de pediatras como também na clínica de especialistas, como gastroenterologistas e fonoaudiólogos. O modo como uma mãe comunica com seu filho no momento de alimentá-lo, e a reação a cada mensagem que ele emitirá, fará a diferença no desenvolvimento da alimentação dessa criança. Para ofertar uma efetiva terapia, o fonoaudiólogo deve ter conhecimento sobre refeição e sobre a sua relação com aspectos físicos, sensoriais, de aprendizado e de comunicação. Para uma comunicação acontecer, é necessário sintonia entre os pares. Em um momento de refeição de uma criança, quando lhe é ofertado o alimento e ela chora, empurra a colher ou joga o alimento no chão, o que essa criança está querendo dizer?


I - “Doi quando eu como...” – provavelmente algumas crianças podem recusar alimentos muito específicos porque não se sentem bem fisicamente.

II - “Eu não consigo comer isso...” – isso pode ser devido a alguma alteração na motricidade orofacial.

III - Eu me sinto desconfortável com esse tipo de alimento...” – dificuldades sensoriais impactam a alimentação quando, por exemplo, a criança não processa a textura.

IV - Eu tenho medo de comer...” – nenhuma memória de desconforto vivenciada durante o ato de comer pode gerar mudança no comportamento como ansiedade e aversão àquela situação.

V - Eu não quero assim. Eu quero comer do meu jeito...” – a criança é aversa à imitação, prefere o seu jeito personalizado de ser.


Analisando a queixa da criança e a sua provável associação, podemos afirmar que estão CORRETAS as assertivas:

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