Questões sobre Motricidade Orofacial

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Motricidade Orofacial

Diversas áreas de conhecimento estão envolvidas no processo de amamentação, já que esse processo envolve aspectos nutricionais, físicos, musculares e emocionais. Muitas vezes, observa-se uma confusão de competências, até mesmo entre os profissionais. Considerando-se essa temática, analise as informações, identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) e, depois, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
( ) No trabalho com a amamentação, o fonoaudiólogo deve estar atento a algumas manifestações do bebê, como: reflexos exacerbados, reflexo de náusea anteriorizado além da sucção ineficiente, a qual pode estar relacionada à anquiloglossia. ( ) O trabalho com a amamentação em prematuros é um desafio significativo e o fonoaudiólogo precisa avaliar detalhadamente como estão as habilidades de sucção, deglutição e respiração do prematuro, o qual precisa atingir, no mínimo, 34 semanas de idade gestacional, para ter condições de mamar. ( ) A sucção não-nutritiva é um recurso utilizado com os bebês prematuros que se caracteriza como um preparo antes de colocar o bebê no seio; por meio desse procedimento, são estimulados os reflexos de busca, sucção e deglutição por meio de estímulos intra e extraorais. ( ) O aleitamento materno deve ser iniciado logo após o nascimento, independentemente da condição do bebê, pois é o único alimento que o bebê poderá ingerir, pelo menos até os 6 meses de vida. ( ) Questões emocionais, sociais e culturais podem ser um fator de risco para a amamentação natural efetiva; assim, quando essa amamentação não é possível, deve-se orientar a mãe a utilizar o bico ortodôntico na mamadeira, já que esse recurso não acarreta sequelas significativas ao desenvolvimento ósseo-muscular oral.

#Questão 1016131 - Fonoaudiologia, Motricidade Orofacial, FGV, 2022, SEAD-AP, Perito Criminal - Fonoaudiólogo

Com relação à avaliação clínica da disfagia orofaríngea infantil à beira do leito, analise as afirmativas a seguir:


I. Os distúrbios de alimentação compreendem um amplo espectro e estão sempre acompanhados de dificuldades específicas de deglutição, como recusa alimentar, alterações comportamentais durante a alimentação, preferências alimentares rígidas e crescimento inadequado.

II. Recentemente, a literatura vem relatando um grande número de lactentes com desenvolvimento neurológico normal com disfagia orofaríngea e que apresentam, inclusive, aspiração laringotraqueal silente, principalmente para líquido fino.

III. Algumas das indicações mais frequentes para avaliação fonoaudiológica à beira do leito são: baixo ganho ponderal ou perda de peso, incoordenação das funções de sucção e deglutição, alterações respiratórias, apneia e quedas de saturação associadas à alimentação.


Está correto apenas o que se afirma em 

Um paciente com queixa de dor miofascial, limitação de abertura bucal e disfunção estomatognática, iniciou o tratamento de fonoaudiologia. Como conduta, o fonoaudiólogo começou sua terapia com enfoque na redução da dor miofascial e da tensão corporal, para adequação dos movimentos mandibulares e dos órgãos fonoarticulatórios, consequentemente melhorando as funções estomatognáticas. Foram indicados alongamentos de todo o corpo, massagem na face e região cervical, termoterapia e adequação da função respiratória. Também foram recomendados orientações e encaminhamentos para o serviço de odontologia e psiquiatria.
I - Pode-se afirmar que o caso descrito é de um paciente com diagnóstico de DTM. II - Pode-se observar que esse fonoaudiólogo adotou uma conduta correta e seu enfoque terapêutico foi o de proporcionar o relaxamento corporal e diminuir a dor nas regiões cervical e facial. III - Deve-se, em casos de pacientes com DTM, com presença de dor, tensão e limitação nos movimentos mandibulares, primeiramente, buscar o alívio da dor e tensão e melhoras nos movimentos mandibulares.
Considerando as três proposições acima, assinale a alternativa CORRETA

A paralisia facial é a perda temporária ou permanente dos movimentos da mímica facial, em decorrência do acometimento do nervo facial. São vários os fatores que influenciam a evolução das lesões do nervo facial. Entre as alternativas a seguir, qual pode ser considerada a condição que mais frequentemente provoca paralisia facial?

K., 9 anos, apresenta queixa de respirar pela boca.
Analise as afirmativas abaixo sobre a avaliação das funções do sistema sensório motor oral.
1. A mastigação deve ser avaliada com alimentos que não provoquem atipias, assim representarão a mastigação real do paciente; deve ser filmada para que os golpes mastigatórios sejam posteriormente computados, a fim de definir qual o padrão mastigatório encontrado.
2. A deglutição não pode ser avaliada através do afastamento do lábio inferior no momento em que ela ocorre, uma vez que não é possível observar o comportamento da língua, bem como outros sinais de alteração e a eficiência da deglutição dessa forma.
3. A fala deve ser avaliada através das provas de fala espontânea, repetição de palavras e nomeação de figuras. Na prova de repetição de palavras é importante não dar pista visual ao paciente, o que seria um facilitador para a produção de fala.
4. O modo respiratório é definido através do teste da água, o qual demonstra a possibilidade de uso nasal por parte do paciente.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis