Questões sobre Disfagia e Mastigação

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Disfagia e Mastigação

As modificações senescentes da deglutição, segundo Humbert et al. (2009), caracterizam a chamada presbifagia, que ocorre por causa do envelhecimento das estruturas envolvidas na sua realização, inclusive o sistema neurológico. Isso posto, quanto a essas mudanças, analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas quanto aos fatores envolvidos, na fase oral:
I- Atrofia dos músculos labiais. II- Hipertrofia lingual por aumento de gordura e diminuição da massa muscular, com consequente diminuição na força lingual. III- Aumento das papilas gustativas, com impacto na gustação. IV- Mucosa oral mais espessa, com menos elasticidade. V- Aumento na produção de saliva.
É correto o que se afirma em:

Qualquer alteração que impeça o processo de deglutição de forma segura e eficiente é classificada como Disfagia. A classificação do grau de comprometimento das disfagias depende da penetração laríngea e a aspiração traqueal, condição pulmonar, hidratação, condição nutricional e prazer de alimentar do paciente. Correlacione as características das disfagias com o grau de comprometimento das mesmas, e a seguir assinale a alternativa CORRETA:
I. Disfagia Leve. II. Disfagia Moderada. III. Disfagia Severa.
( ) Dificuldade no transporte oral do bolo. Há a ocorrência de estase em recessos faríngeos com sinais sugestivos de penetração laríngea e pequena quantidade de material aspirado ou riscos de aspiração; esporádicas pneumonias, déficit nutricional e alteração do prazer alimentar. ( ) A dificuldade do indivíduo está concentrada no transporte oral do bolo; Há a ocorrência de pequena quantidade de estase em recessos faríngeos, sem penetração laríngea; sem história de broncopneumonias de repetição e sem perda nutricional significativa. ( ) Grande quantidade de estase nos recessos faríngeos, sinais sugestivos de penetração laríngea e grande quantidade de material aspirado. Ocorre pneumonias de repetição, desnutrição do prazer alimentar com impacto social.

As modificações em relação à fisiologia normal da deglutição nas quais apenas a fase oral encontra-se comprometida, sem impacto negativo nas fases subsequentes, são denominadas deglutição atípica ou adaptada, cujo diagnóstico diferencial é estabelecido a partir da definição do fator causal.
Analise as afirmativas abaixo sobre a terapia miofuncional orofacial nesses casos.
1. Ao iniciarmos o tratamento da função da deglutição em motricidade orofacial, o primeiro passo consiste na identificação da causa da alteração. Se esta for uma alteração dento-oclusal, o trabalho fonoaudiológico dependerá dos limites da forma e consequentemente do tratamento odontológico. 2. Tanto em casos de deglutição atípica como adaptada, na presença de respiração oral e/ ou disfunção mastigatória, o tratamento dessas disfunções deve vir após a adequação da deglutição. 3. Nos casos de deglutição atípica, quando há hábitos orais deletérios, a terapia miofuncional orofacial associada às técnicas de retirada de hábitos possibilita a adequação da função de deglutição, como também da postura da língua em repouso. 4. Em casos de hipotonicidade em ambos os lábios (superior e inferior), recomenda-se fazer a contrarresistência com o botão por permitir a aplicação de força igual na musculatura superior e inferior. 5. O exercício de contrarresistência com a espátula, aplicada nos três feixes do músculo bucinador (superior, médio e inferior), é indicado para pessoas com atresia de maxila uma vez que a força aplicada no terço superior do feixe muscular não influencia o crescimento do terço médio da face.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Em relação ao controle neurológico da deglutição, julgue as afirmações a seguir:
I. A deglutição pode ser disparada por diferentes centros nervosos acima do tronco cerebral. II. Três nervos encefálicos possibilitam o controle sensorial eferente da fase oral da deglutição: o Facial VII, o Hipoglosso XII e o Trigêmeo V. III. O controle motor dos componentes faríngeos da deglutição ocorre por meio dos seguintes pares de nervos encefálicos: Trigêmeo V, Facial XII, Glossofaríngeo VII e Hipoglosso X. IV. Os nervos encefálicos envolvidos na deglutição são: Trigêmeo V, Facial VII, Glossofaríngeo IX, Vago X, Hipoglosso XII e Acessório XI.
Estão CORRETAS as afirmações:

A avaliação clínica é uma etapa fundamental no processo de diagnóstico dos distúrbios miofuncionais orofaciais, possibilitando a compreensão das relações entre as condições anatômicas e funcionais do sistema estomatognático, além de permitir estabelecer o raciocínio terapêutico e a necessidade de encaminhamentos, fornecendo, ainda, dados quanto ao prognóstico do caso. Em relação a esse processo avaliativo, foram feitas algumas afirmações. Classifique-as com V para as verdadeiras ou F para as falsas.
( ) Para diagnosticar uma alteração miofuncional orofacial, é preciso examinar os constituintes do sistema estomatognático e as funções orofaciais, identificando não mais que as alterações morfológicas. ( ) Além do exame presencial junto ao paciente, análises mais refinadas ou detalhadas podem ser realizadas por meio de fotos, no que diz respeito às estruturas estáticas, como também por meio de filmagens, para os aspectos dinâmicos. ( ) Assimetrias musculares podem estar relacionadas principalmente à mastigação unilateral crônica, cuja possível etiologia relaciona-se à presença de mordida cruzada posterior, dor nos dentes, falhas dentárias ou contato dentário prematuro. ( ) O frênulo lingual também deve ser avaliado, podendo ser classificado quanto à sua extensão e fixação. O indivíduo com frênulo curto pode apresentar dificuldade na mobilidade de língua, dificultando a lateralidade do bolo alimentar durante a mastigação, bem como na fala, principalmente na produção do fonema /r/.
A sequência CORRETA de classificação de cima para baixo é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis