Questões de Fonoaudiologia do ano 2023

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Fonoaudiologia do ano 2023

Sobre princípios e procedimentos básicos para a realização do exame audiométrico, conforme o Manual de Padronização Internacional em Audiometria, do Conselho Federal de Fonoaudiologia (2015), analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) O exame audiométrico será realizado em cabina audiométrica. ( ) A aferição acústica da cabine audiométrica deve ser bienal. ( ) Sempre que a aferição acústica indicar alteração, deve-se realizar calibração acústica. ( ) Mesmo não havendo alteração na aferição acústica, deve-se realizar calibração acústica obrigatória a cada 5 anos.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

O fonoaudiólogo deve conhecer o processo de alimentação para maior profundidade e especificidade da avaliação, intervenção, acompanhamento e orientações a familiares e cuidadores. Assim, é necessário ter amplo conhecimento da anatomia e fisiologia dos sistemas relacionados ao ato de comer, com o propósito de avaliar fatores estruturais, neuromotores e sensoriais que apoiam ou interferem nessa função e determinam estratégias de intervenção. Sendo assim, são fases da alimentação:
I. Pré-oral. II. Oral. III. Faríngea. IV. Esofágica.
Quais estão corretas?

A Triagem Auditiva Neonatal Universal (TANU) tem por finalidade a identificação o mais precocemente possível da deficiência auditiva nos neonatos e lactentes. O teste que avalia a presença ou ausência das emissões otoacústicas (EOA) faz parte da triagem e é recomendado para todos os recém-nascidos. Marque a aplicação clínica que podemos atribuir às emissões otoacústicas: 

Analise as queixas a seguir: “um pouco de dificuldade para escutar nas duas orelhas.” Dificuldade percebida após uso de substâncias sem acompanhamento profissional adequado. Queixa de zumbido agudo bilateral, dificuldade para acompanhar conversas em ambientes ruidosos e episódios ocasionais de vertigem. Dentre as doenças estudadas, podemos associar esse relato à seguinte doença: 

M.L.R., 32 anos de idade, relata que quando foi acometida por paralisia facial a boca entortou para a direita, dificultando a fala e a deglutição, e que um dos olhos não fechava completamente, o que ocasionou ressecamento ocular. Com base nesse relato, responda às perguntas a seguir, e assinale a opção que apresenta a sequência correta de respostas.

I. Qual possível patologia de base? II. Qual o olho comprometido? III. Qual lado da face tende a encurtar?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis