Questões de Fonoaudiologia do ano 2022

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Fonoaudiologia do ano 2022

Em um processo avaliativo, após a anamnese, a fonoaudióloga identificou que seria necessário incluir alguns questionamentos mais específicos na tentativa de compreender as manifestações da criança. Elegeu algumas perguntas que foram realizadas aos pais, conforme segue:
“Brinca do faz-de-conta como, por exemplo, falar ao telefone ou dar de comer a uma boneca?” “Brinca apropriadamente com brinquedos (carros ou Legos) sem levá-los à boca, abanar ou deitá-los ao chão?” “Procura a sua reação facial quando se vê confrontada com situações desconhecidas?” “Sorri como resposta às suas expressões faciais ou ao seu sorriso?” (ROBINS, D.; FEIN, D.; BARTON, M., 1999)
A partir da análise desses questionamentos, a hipótese diagnóstica mais provável é: 

Analise as informações sobre a Apraxia de Fala na Infância (AFI) e marque a alternativa na qual todo o conteúdo está CORRETO.

A Encefalopatia Crônica Não Progressiva da infância - ECNP é uma condição neurológica (lesão) de caráter irreversível que provoca incoordenação das ações musculares, acarretando dificuldades na manutenção das posturas e realização de movimentos típicos pela criança. O fonoaudiólogo atua como membro da equipe multidisciplinar e precisa ter o domínio dos conteúdos pertinentes à sua área de atuação nessa condição patológica.
Com relação à temática, analise as informações identificando se são verdadeiras (V) ou falsas (F) e marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Uma das alterações fonoaudiológicas na ECNP está relacionada à sucção devido à insuficiência (ou mesmo ausência) no controle do terço anterior da língua, acarretando, por exemplo, dificuldade para deslocar o bolo alimentar na cavidade bucal. ( ) A maioria dos pacientes com ECNP apresenta refluxo faríngeo normal; apenas nos casos mais graves se constata deglutição com aspiração. ( ) A ênfase da atuação fonoaudiológica na ECNP está na área da Motricidade Orofacial, porém, o profissional também deve incluir em seu planejamento terapêutico (conforme a necessidade individual do paciente) atividades que envolvam: voz, prosódia, educação psicomotora e estruturação da linguagem. ( ) As dificuldades motoras inerentes ao quadro clínico dificultam o desenvolvimento dos sistemas sensoriais, o que implica na necessidade de se incluir na terapia a estimulação das percepções visual, auditiva, gustativa, olfativa e tátil. ( ) O estímulo proprioceptivo intraoral não está indicado para os casos de ECNP, pois a manipulação das estruturas internas desencadeará os reflexos, condição que poderá dificultar a evolução dos movimentos intencionais da criança.

No desenvolvimento da Fonologia,são comuns os processos fonológicos, considerados operações mentais realizadas pela criança na tentativa de aproximar seu padrão de fala ao do adulto. Analise as seguintes produções fonéticas para associar ao Processo Fonológico correspondente e marque a alternativa cuja sequência está CORRETA. * Não foi realizada a transcrição fonética convencional; apenas a transcrição ortográfica.
1. tabelo (cabelo) 2. binquedo (brinquedo) 3. xacola (sacola) 4. caieta (careta) 5. calacol (caracol)
a. Redução de Encontro Consonantal b. Semivocalização de líquida c. Substituição de líquida d. Anteriorização de plosiva e. Anteriorização de fricativa

A linguagem oral deve ser vista a partir de uma visão interacionista para além da dicotomia “inataaprendida”, uma vez que, atualmente, sabe-se que alguns genes responsáveis pelas atividades cerebrais são ativados ou desativados a partir de acontecimentos ambientais. Com relação à estruturação, aquisição e desenvolvimento dessa habilidade, é INCORRETO considerar:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis