A Encefalopatia Crônica Não Progressiva da infância - EC

A Encefalopatia Crônica Não Progressiva da infância - ECNP é uma condição neurológica (lesão) de caráter irreversível que provoca incoordenação das ações musculares, acarretando dificuldades na manutenção das posturas e realização de movimentos típicos pela criança. O fonoaudiólogo atua como membro da equipe multidisciplinar e precisa ter o domínio dos conteúdos pertinentes à sua área de atuação nessa condição patológica.
Com relação à temática, analise as informações identificando se são verdadeiras (V) ou falsas (F) e marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Uma das alterações fonoaudiológicas na ECNP está relacionada à sucção devido à insuficiência (ou mesmo ausência) no controle do terço anterior da língua, acarretando, por exemplo, dificuldade para deslocar o bolo alimentar na cavidade bucal. ( ) A maioria dos pacientes com ECNP apresenta refluxo faríngeo normal; apenas nos casos mais graves se constata deglutição com aspiração. ( ) A ênfase da atuação fonoaudiológica na ECNP está na área da Motricidade Orofacial, porém, o profissional também deve incluir em seu planejamento terapêutico (conforme a necessidade individual do paciente) atividades que envolvam: voz, prosódia, educação psicomotora e estruturação da linguagem. ( ) As dificuldades motoras inerentes ao quadro clínico dificultam o desenvolvimento dos sistemas sensoriais, o que implica na necessidade de se incluir na terapia a estimulação das percepções visual, auditiva, gustativa, olfativa e tátil. ( ) O estímulo proprioceptivo intraoral não está indicado para os casos de ECNP, pois a manipulação das estruturas internas desencadeará os reflexos, condição que poderá dificultar a evolução dos movimentos intencionais da criança.

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis