Questões de Fonoaudiologia do ano 2012

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Listagem de Questões de Fonoaudiologia do ano 2012

Assinale a alternativa que completa corretamente o texto a seguir:

Amélia é fonoaudióloga e iniciou um projeto de estimulação da linguagem oral e escrita na educação infantil do município onde trabalha. As atividades envolveram roda de história, elaboração de livros de história a partir de desenhos infantis, dramatização e utilização de brincadeiras de roda, entre outras. As estratégias desenvolvidas tiveram como foco _______________________________.

Maria, 27 anos de idade, professora do primeiro ciclo da educação básica da rede privada de ensino, procurou o serviço de fonoaudiologia da sua cidade devido a quadro alérgico de repetição e consequente sintomatologia de rouquidão e fadiga vocal, com duração de cerca de um mês. O exame videoestroboscópico indicou fenda glótica triangular, e foi feito encaminhamento para fonoterapia. Na anamnese fonoaudiológica, detectou-se que a paciente é fumante, bebe socialmente, é alérgica a poeira, ingere com frequência chocolate e café, além de água gelada logo após a ingestão de bebidas quentes. Apresenta tosse constante, pigarreia com frequência e fica rouca com facilidade. Tem fadiga vocal no final do dia de trabalho.

Diante desse quadro clínico, avalie as seguintes condutas do fonoaudiólogo:

I. Estabelecer uma programação fonoterápica que introduza a necessidade de mudanças de hábitos em relação ao uso da voz, de modo que o prognóstico do caso seja favorável, assim como a melhora global da paciente.

II. Orientar quanto à ingestão de bebidas quentes antes da entrada em sala de aula, com objetivo de aquecimento das pregas vocais para o adequado uso da voz profissional.

III. Utilizar a técnica de fonação inspirada, visando ao fechamento da fenda glótica triangular médio-posterior, pois ocorre o predomínio voluntário da ação muscular fonatória.

IV. Orientar quanto à redução da ingestão de chocolates, leites e derivados e choques térmicos, de modo a diminuir a produção de muco e, consequentemente, a melhora do seu quadro global.

V. Empregar a técnica de ataques vocais bruscos para que haja um efetivo fechamento da fenda glótica triangular médio-posterior, pois isso ajuda na construção de um novo referencial de imagem corporal e vocal.

Apresentam reais aplicações clínicas para o quadro de fenda glótica médio-posterior, evidenciado no exame de Maria, apenas as condutas:

O sr. José, com 80 anos de idade, ensino médio completo, funcionário público aposentado, com diagnóstico de demência de Alzheimer leve a moderada, comparece a um ambulatório de fonoaudiologia acompanhado por sua filha, Sebastiana, 53 anos de idade, que exerce o papel de cuidadora informal do mesmo, e apresenta, durante a anamnese, os relatos seguintes.

 “O médico já me informou que, com a evolução da doença, a tendência é que estes problemas de fala que ele vem apresentando piorem, e isto tem me estressado muito. Ele tem muita dificuldade de achar uma palavra. Muitas vezes diz outra relacionada, ou então ele, por exemplo, em vez de dizer caneta, diz: Aquela coisa de escrever! Muitas vezes, ele não entende o que eu falo, ou entende só uma parte do que eu falei. Ele parece conversar normalmente, mas se a gente prestar atenção, muita coisa que ele fala é sem nexo, sem sentido. Ele costumava ler e escrever, mas não consegue mais fazer isso como antes. Troca palavras, pula letras, tem muita dificuldade. Às vezes, eu fico com vergonha, porque, algumas vezes, quando ele está conversando com alguém, ele ignora a pessoa, interrompe a conversa no meio e até fala sozinho.”

Considerando o caso apresentado, avalie as afirmações que se seguem:

I. As alterações, tanto de linguagem oral quanto escrita, presentes na demência e relatadas pela cuidadora, têm relação com outras alterações cognitivas e comportamentais também encontradas na demência.

II. Uma das atuações do fonoaudiólogo junto a essa cuidadora é o procurar minimizar seu estresse, no sentido de realizar orientações sobre estratégias facilitadoras da comunicação com o pai com demência.

III. Há necessidade de se realizar intervenção fonoaudiológica com o idoso, já que, diante da característica progressiva da afasia, dislexia e agrafia, a estimulação visa não só à estabilização do quadro, como também ao reestabelecimento das habilidades perdidas.

IV. Os relatos da cuidadora sobre as manifestações do idoso são indicativos de algumas alterações que, provavelmente, serão verificadas na avaliação clínica da linguagem. Na ordem em que foram apresentadas, são elas: anomia/parafasia semântica/paráfrase; alteração da compreensão oral; alteração discursiva; dislexia/agrafia; alteração pragmática da linguagem.

É correto apenas o que se afirma em:

Paciente pós AVC faz apenas gestos e alguns sons ininteligíveis para tentar se comunicar. A “escrita se transformou em garatujas” (sic), mas parece entender o que se fala com ele. Está muito nervoso, às vezes chora, mas, apesar de tudo, não desiste de tentar se fazer entender. O médico informou que teve uma lesão na área de Broca e que deve melhorar nos primeiros 6 meses.

A partir desse quadro, assinale a alternativa correta:

As disartrias geralmente são decorrentes de doenças neurológicas progressivas. Os sintomas podem atingir a articulação dos sons, a coordenação pneumo-fonoarticulatória e as funções neurovegetativas, bem como a coordenação nos movimentos, o tônus e a força muscular.

Dado esse contexto, assinale a alternativa correta:

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