Questões de Fonoaudiologia do ano 2009

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Fonoaudiologia do ano 2009

Algumas alterações genéticas modificam a morfologia e, consequentemente, a fisiologia do organismo. Com relação às alterações anatomofisiopatológicas da audição e da fonação, julgue os próximos itens.

A sequência de Moebius é uma manifestação isolada que pode acompanhar síndromes de etiologias distintas. Essa alteração tem como característica principal a paralisia completa ou parcial do VI e VII pares cranianos, resultando em paralisia uni ou bilateral. As alterações funcionais a ela relacionadas incluem: inabilidade ou dificuldade para sugar, dificuldade na deglutição, diminuição ou ausência dos movimentos mastigatórios e fala disártrica.

Quanto à atuação dos fonoaudiólogos no leito hospitalar e em UTI neonatal, julgue os itens a seguir.

Aos recém-nascidos e lactentes com neuropatias e alterações de tônus muscular não é indicada a estimulação tátil e gustativa nem a estimulação da sucção não nutritiva.

Quanto à atuação dos fonoaudiólogos no leito hospitalar e em UTI neonatal, julgue os itens a seguir.

A deglutição é constituída por quatro fases distintas: a preparatória, a oral, a faríngea e a esofágica. Nos bebês, todas as fases da deglutição são reflexas, sendo que as fases preparatória e oral se tornam voluntárias assim que eles adquirem controle maior da sucção e da região anterior da boca.

Quanto à atuação dos fonoaudiólogos no leito hospitalar e em UTI neonatal, julgue os itens a seguir.

A videofluoroscopia é um exame que avalia a deglutição tanto em adultos como em crianças com disfagia, não apresentando nenhuma contraindicação em sua utilização.

Devido aos riscos de contaminação por doenças infectocontagiosas, medidas devem ser adotadas como forma de prevenção, uma vez que na prática fonoaudiológica há exposição a microrganismos presentes nas mucosas oral, nasal e auditiva, na saliva e no sangue. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.

Os gorros são indicados na prática da fonoaudiologia hospitalar para os procedimentos em que há respingos, ou nos quais se produzem aerossóis, e para os procedimentos de natureza invasiva.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis