Questões de Fonoaudiologia do ano 2004

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Listagem de Questões de Fonoaudiologia do ano 2004

Na tentativa de descrever subgrupos, as alterações de desenvolvimento de linguagem foram divididas em três categorias distintas: receptivos/expressivos, expressivos e de processamento central, com base nas classificações das afasias em adultos. Acerca desse assunto, julgue os seguintes itens.

Nos quadros expressivos, podem-se encontrar dois subtipos: a dispraxia verbal e o distúrbio de programação fonológica. O primeiro caracteriza-se por compreensão e fala normal, porém restringe-se à produção de poucas palavras ou de sentenças simples ou truncadas. Já o distúrbio de programação fonológica caracteriza-se por fala ininteligível, porém fluente. Nas tarefas de imitação, a qualidade da articulação melhora e a compreensão é normal ou próxima do normal.

Na tentativa de descrever subgrupos, as alterações de desenvolvimento de linguagem foram divididas em três categorias distintas: receptivos/expressivos, expressivos e de processamento central, com base nas classificações das afasias em adultos. Acerca desse assunto, julgue os seguintes itens.

Os distúrbios de processamento central de informações são divididos em dois subtipos: o léxico-sintático se caracteriza por dificuldades de recuperação e fixação do léxico, a fluência pode estar alterada em função das dificuldades de evocação lexical. A compreensão de palavras e frases apresenta-se normal, com adequação na formulação do discurso.

Uma criança que, aos 6 anos de idade, leva à escola o seu sistema de linguagem oral desorganizado, evidentemente terá problemas em sua transcodagem em linguagem escrita lida. Com relação a esses problemas, julgue os itens que se seguem.

Uma dislalia poderá somar-se a outros problemas para a criança, e a escolaridade tornar-se um desastre sob o ponto de vista pedagógico, psicológico e fonoaudiológico.

Uma criança que, aos 6 anos de idade, leva à escola o seu sistema de linguagem oral desorganizado, evidentemente terá problemas em sua transcodagem em linguagem escrita lida. Com relação a esses problemas, julgue os itens que se seguem.

Dislalias temporárias não se apresentam, quando os chamados dentes de leite estão nascendo ou caindo para a dentição definitiva, não decídua. Nesse caso, a oclusão mandibular é impossível e a articulação é difícil.

Uma criança que, aos 6 anos de idade, leva à escola o seu sistema de linguagem oral desorganizado, evidentemente terá problemas em sua transcodagem em linguagem escrita lida. Com relação a esses problemas, julgue os itens que se seguem.

Quando a oclusão mandibular é impossível, o social e o anátomo-fisiológico fazem um complô contra a criança em fase de aquisição de linguagem, pois mudam os dentes, e começam a exigir uma articulação melhor.

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