Questões de Fonoaudiologia do ano 0000

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Fonoaudiologia do ano 0000

Distúrbios articulatórios que hoje são reconhecidos como desvios fonológicos evolutivos seriam as falhas, caracterizadas de forma simplista por trocas, omissões e distorções dos fonemas na fala. Estas perturbações podem ser ocasionadas por:

A última fase do período sensoriomotor, que vai aproximadamente de 18 a 24 meses de idade, é marcada pelo surgimento de condutas representativas que revelam o início da formação de uma nova capacidade conhecida como função simbólica ou representativa. Em outras palavras:

I - a criança desenvolve a possibilidade de lidar com realidades ausentes, simbolizando-as de alguma forma.
II - tal capacidade manifesta-se nas condutas comunicativas, na forma como a criança brinca ou manipula os objetos e no modo como passa a realizar imitações.
III - a novidade é que, agora, a criança passa a usar os objetos simbolicamente.

Das afirmativas acima:

O aprendizado da leitura e da escrita está vinculado a um conjunto de fatores, adotando-se como princípios o domínio da linguagem e a capacidade de simbolização. Pode-se, então, dizer que:

I - as condições externas de aprendizagem definem o sujeito como um organismo, cuja integridade anátomo-funcional possibilita a percepção dos estímulos.
II - por outro lado, as condições internas definem o campo de estímulos recebidos, em cujo fornecimento o meio ambiente representa um papel fundamental. 

Das afirmativas acima:

Os fatores que devem ser pesquisados para possível diagnóstico de um distúrbio do aprendizado de leitura e escrita, são:

Trocas, omissões, ou inversões grafêmicas, e disgrafia são considerados desvios:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis