Questões de Fonoaudiologia

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Listagem de Questões de Fonoaudiologia

#Questão 1019332 - Fonoaudiologia, Saúde Coletiva, FAURGS, 2022, SES-RS, Fonoaudiólogo - Edital nº 15

Analise as seguintes ações.

I - Propor e executar ações intersetoriais.
II - Elaborar instrumentos de avaliação das ações fonoaudiológicas.
III- Realizar visitas domiciliares.
IV - Desenvolver atividades de promoção e de proteção à saúde.
V - Prestar atendimento a demanda referenciada, prioritariamente individual.

Qual das alternativas acima NÃO faz parte das atribuições do fonoaudiólogo na atenção básica?

Considere o trecho a seguir sobre a conduta em disfagia infantil.

Os terapeutas que trabalham com pacientes que apresentam inabilidades orais, principalmente decorrente de sequelas neurológicas, devem buscar e orientar em seus pacientes _______________ que favoreçam o alinhamento biomecânico, para que as __________ mais elaboradas possam ser estimuladas. Dessa forma, o ____________ toma particular significado e é usado com, praticamente, todos os pacientes.

Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

#Questão 1019337 - Fonoaudiologia, Saúde Coletiva, FAURGS, 2022, SES-RS, Fonoaudiólogo - Edital nº 15

Entre as principais condições e recursos para alcançar a saúde está a busca pela equidade, um dos focos da promoção da saúde, que envolve ação coordenada de governo, setor de saúde, setores sociais e econômicos, organizações voluntárias, não governamentais, autoridades locais, indústria, mídia, dentre outros. Dessa maneira o objetivo da promoção da saúde só será alcançado com o esforço de todos e por meio da intersetorialidade. Analise os seguintes campos de ação.

I - Elaboração e implementação de políticas públicas saudáveis.
II - Criação de ambientes favoráveis à saúde.
III- Reforço da ação comunitária.
IV - Desenvolvimento de habilidades pessoais e coletivas.
V - Reorientação dos sistemas e serviços de saúde.

Quais são prioritários para realizar a promoção da saúde?

#Questão 1019338 - Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, FAURGS, 2022, SES-RS, Fonoaudiólogo - Edital nº 15

Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, relacionando objetivos a atividades realizadas na terapia de crianças com Distúrbios do Espectro do Autismo.

(1) Estimular contato interpessoal.
(2) Adequar as funções comunicativas.
(3) Adequar o contexto comunicativo.
(4) Ampliar as iniciativas de comunicação.
(5) Adequar as habilidades discursivas.

( ) Aceitar qualquer meio de expressão. Estimular o uso de dois meios comunicativos ao mesmo tempo.
( ) Envolver obrigatoriamente duas pessoas, com movimentos corporais ou trocas de turno.
( ) Propiciar oportunidades para identificação e reparação de quebras comunicativas, introdução e manutenção de tópicos.
( ) Situações simétricas, divertidas e movimentadas e situações-problema (lápis sem ponta, carrinho sem roda).
( ) Compartilhar mais, controlar menos. Planejamento de flexibilidade.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses da segunda coluna, de cima para baixo, é 

#Questão 1019339 - Fonoaudiologia, Voz, FAURGS, 2022, SES-RS, Fonoaudiólogo - Edital nº 15

As medidas vocais acústicas foram amplamente difundidas e estudadas em várias populações. Centram-se nas abordagens do domínio de curto termo, basicamente divididas de acordo com o parâmetro acústico enfocado: frequência e intensidade.

Considere as afirmações abaixo sobre esse tema.

I - As medidas de curto tempo incluem tanto as medidas de frequência, entre elas fundamental e jitter, quanto de intensidade, como shimmer.
II - As medidas de ruído/irregularidade incluem: proporção harmônico/ruído ou ruído/harmônico, ruído glótico, turbulência vocal, medidas cepstrais (fundamentadas no método cepstrum, inversão do espectro) e tremor vocal.
III- Os formantes dizem respeito a medidas de ressonância do trato vocal.

Quais estão corretas?

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