Questões de Fisioterapia da FEPESE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Fisioterapia da FEPESE

Analise as afirmativas abaixo sobre a eletromiografia utilizada pelo fisioterapeuta nas avaliações neuro-musculoesqueléticas.
1. As ondas agudas positivas têm sido observadas no músculo denervado em repouso, geralmente acompanhadas por potenciais de fibrilação.
2. As fasciculações são potenciais espontâneos vistos com a irritação ou degeneração das células do corno anterior, compressão de raízes nervosas e espasmos ou cãibras musculares.
3. Os disparos repetitivos, também chamados de disparos bizarros de alta frequência, são vistos em lesões de células do corno anterior e de nervos periféricos, e em miopatias.
4. Os potenciais de fibrilação de um músculo se originam da despolarização espontânea de várias fibras musculares.
5. Os potenciais polifásicos são geralmente considerados normais, desencadeados pela contração voluntária, e não ocorrem em repouso.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Na avaliação fisioterapêutica de um paciente com lesão corticoespinhal, ao encontrar o mesmo com contração mantida, o posicionamento de tronco e membros inferiores em extensão, e os membros superiores em flexão, é atribuído esse padrão à (ao):

Analise as afirmativas abaixo a respeito das técnicas de neuromodulação com estimulação cerebral não invasiva, um dos recursos possíveis de utilização pelo fisioterapeuta.
1. A Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) é uma técnica de neuroestimulação e neuromodulação que utiliza o princípio da indução eletromagnética para gerar uma corrente elétrica de forma focal no córtex cerebral.
2. Na EMT, a aplicação no formato de estimulação repetitiva pode mensurar a excitabilidade cortical.
3. A Estimulação Transcraniana de Corrente Contínua (ETCC) é uma técnica de neuromodulação que utiliza corrente elétrica de baixa magnitude para modificar o limiar de excitabilidade das células.
4. Os efeitos da ETCC são obtidos por um fluxo de corrente bidirecional, que se dá em função de diferentes cargas entre seus polos.
5. Um fator muito importante a ser considerado na ETCC, além da montagem dos eletrodos, é a quantidade de corrente que está sendo direcionada pelo eletrodo, ou seja, a densidade de corrente aplicada durante o atendimento.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Analise as afirmativas abaixo sobre a estimulação elétrica funcional (FES) nos pacientes neurológicos.
1. Nos membros superiores, a escolha dos grupos musculares a serem estimulados depende do objetivo fisioterapêutico para cada paciente, do ato motor que se pretende treinar e dos grupos musculares que estão fracos ou com ativação muscular inadequada durante a atividade.
2. Quanto menor for a intensidade, maior será o recrutamento das unidades motoras, não havendo intensidade adequada, sendo ajustada de acordo com a tolerância do indivíduo, geralmente entre 20 a 30 mA.
3. O número de ciclos por segundo ou frequência do trem de pulso, expressa em hertz, deve ser entre 50 e 100 Hz, visto que acima de 100 Hz, em função das contrações serem mais fortes, o músculo se torna suscetível à fadiga precocemente.
4. Na esclerose múltipla deve-se ter cuidado com a fadiga. O número de repetições deve ser reduzido, com intervalos de descanso maiores.
5. O tamanho do eletrodo utilizado determina a quantidade de fluxo por área; portanto, o tamanho e a forma dos eletrodos devem ser compatíveis com o músculo a ser estimulado.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

A manobra utilizada para potencializar a resposta de um reflexo tendinoso profundo nos membros inferiores, onde o paciente engancha os dedos de uma mão nos dedos da outra mão, e tenta afastar uma mão da outra mantendo a pressão, é chamada de: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis