Questões sobre Fisioterapia em Traumato-ortopedia e Reumatologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Fisioterapia em Traumato-ortopedia e Reumatologia

A reabilitação de adultos com amputação adquirida da extremidade inferior como resultado de trauma ou de doença arterial periférica constitui-se em uma área de especialização do campo da medicina física e de reabilitação. Considerando o contexto das amputações e protetização de membros inferiores, analise as afirmativas abaixo: 
I. Com relação ao nível Chopart de amputação parcial do pé com apenas tíbia, talo e calcâneo preservados, a sustentação do peso fica comprometida, e há perda de inserção dos dorsiflexores, criando um calcâneo com flexão plantar. 
II. A amputação de Syme de desarticulação do tornozelo com os maléolos medial e lateral removidos permite o apoio parcial na extremidade e conserva o comprimento total da tíbia para uma excelente alavancagem e controle da prótese. 
III. O nível de amputação Lisfranc permite a preservação da dorsiflexão, flexão plantar, inversão e eversão confere um pé bastante estável e móvel para deambulação em ambientes internos e externos. 

Estão corretas as afirmativas:

Entre os recursos fisioterápicos indicados ao período pós-operatório em cirurgias articulares do joelho, encontram-se a utilização de recursos para manutenção e/ou ganho de amplitude de movimento no ambiente hospitalar. Sobre estes recursos, analise as afirmativas abaixo:
I. Cinesioterapia ativa por facilitação neuromuscular proprioceptiva (FNP).
II. Terapia por movimento contínuo passivo, CPM (Continuous passive motion).
III. Cinesioterapia passiva na articulação patelofemoral e fe?muro-tibial.

Estão corretas as afirmativas: 

Os diagnósticos de lesões no Ligamento Cruzado Anterior (LCA) relacionadas ao esporte podem ser difíceis, e os fisioterapeutas devem considerar muitos fatores ao determinar as melhores opções de tratamento para esses pacientes. A história e o exame físico são essenciais para os diagnósticos precisos dessas lesões. Considerando a avaliação e os sinais clínicos de lesões de LCA, leia atentamente as assertivas abaixo:


I. Os pacientes comumente descrevem a sensação de seu joelho “estalar” ou “afrouxar” quando a tíbia subluxa anteriormente. Outros sinais e sintomas incluem dor, disfunção imediata e instabilidade do joelho envolvido, além de incapacidade de caminhar sem auxílio.


II. Um sinal dessas lesões é a hemartrose aguda (extravasamento de sangue dentro de uma articulação ou cavidade sinovial). Os sinais e sintomas dessa condição (dor, edema e rigidez articular) tornam os exames mais difíceis para os fisioterapeutas.


III. Deve-se lembrar, também, que a dor que o paciente pode estar apresentando, durante o exame pode afetar a precisão dos resultados. Testes manuais comuns para avaliar o LCA incluem, teste de gaveta anterior e o de Lachman.


De acordo com as assertivas acima, sobre as considerações da história, exame físico e os sinais clínicos de lesões de LCA, estão descritos corretamente nas assertivas: 

Após a sobrevivência do paciente queimado ter sido assegurada, a prevenção de deformidades, manutenção da mobilidade articular e restituição da função são pontos importantes a serem alcançados. Para tanto, o posicionamento é uma importante ação por parte dos terapeutas. Em um indivíduo com queimaduras na face anterior do pescoço e região axilar, quais são as atitudes que o terapeuta deve adotar?


I - Permitir que o paciente adote o posicionamento mais confortável, assegurando, assim, que a dor não será fator que obstruirá a terapia.

II - Manter a cervical em moderada extensão, ombro em abdução de 90º e rotação externa.

III - Usar órteses e travesseiros para o posicionamento.

De acordo com dados epidemiológicos, no Brasil, estima-se que hajam de 6 a 8 mil novos casos por ano de traumas raquimedulares. Trata-se de uma condição com alto impacto negativo, tanto no âmbito pessoal quanto social, e que tem repercussões não só físicas, mas psicossociais importantes. Por isso, o processo de reabilitação integral do paciente lesado medular deve ser multiprofissional. Dentre as ferramentas de classificação e avaliação, AQUELA que pode ser aplicada para mensurar de FORMA PLURIDIMENSIONAL a evolução clínica do paciente é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis