Questões sobre Fisioterapia em Traumato-ortopedia e Reumatologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Fisioterapia em Traumato-ortopedia e Reumatologia

A respeito do tratamento fisioterapêutico na síndrome do túnel do carpo (STC), analisar os itens. 


I. Exercícios resistidos envolvendo a flexão máxima de punho e dedos são indicados em qualquer fase da reabilitação funcional.

II. O uso da laserterapia de baixa intensidade tem demonstrado efetividade no tratamento devido ao provável efeito fotobioestimulador no tecido neural, associado à facilitação da recuperação neural, que estimula a regeneração.

III. O tratamento com órtese visa promover uma imobilização de punho, mantendo-o na posição neutra.


Está CORRETO o que se afirma:

A vertebroplastia deve ser realizada o mais brevemente possível, sendo o limite máximo para sua realização após a ocorrência da fratura osteoporótica:

MDS, 58 anos, sexo feminino, operadora de caixa, hipertensa, diabética e portadora de nódulos tireoidianos, submetida a mastectomia de mama direita por carcinoma “in situ” em 2022, tendo contraído covid-19 em 2020 e 2021, e que há 03 anos apresenta quadro de cervicalgia, lombalgia, artralgia em ombros, quadril esquerdo e joelhos.
Procurou reumatologista e foi diagnosticada como portadora de síndrome de fibromialgia em meados de 2023. Fez uso de duloxetina e pregabalina prescritos pelo especialista e foi encaminhada para hidroginástica, que tentou realizar, mas abandonou após 15 dias, alegando tontura, elevação da pressão arterial e piora significativa das dores articulares, tendo sido então indicado Pilates. A paciente relata melhora das dores quando repousa 03 dias seguidos.
Em relação ao exercício físico em pacientes com fibromialgia, assinale a alternativa correta.

PCA, 31 anos, sexo masculino, corretor de imóveis, tabagista de 15 anos-maço, corredor amador há 06 anos, com prática declarada de corrida de 10 km, 3 vezes por semana, com antecedente de tendinite de calcâneo esquerdo tratado há 01 ano, com terapia por ondas de choque (TOC) e que, por ocasião de preparo para a Maratona de Boston que ocorrerá daqui a 02 meses, veio com queixa de dor em perna direita, em região pré-tibial ao correr.
Relatou ter aumentado a corrida para 4 vezes por semana e negou trauma ou entorse, não apresentando queixa para caminhar. Realizou raio-X de perna direita sem achados e ultrassom de perna direita com discreto edema subcutâneo em região pré-tibial direita, porém, na ressonância magnética nuclear de perna direita, diagnosticou-se fratura por estresse em terço médio de tíbia direita.
Em relação ao tratamento de fraturas por estresse em corredores de longa distância, qual a abordagem mais adequada?

Em uma análise completa da marcha, o momento articular do quadril durante a fase de contato inicial costuma ser analisado para avaliar alterações biomecânicas.
Uma elevação do momento extensor do quadril pode estar associada à(s) seguinte(s) causa(s): 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis