Questões sobre Fisioterapia em Geriatria

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Fisioterapia em Geriatria

A hipertensão arterial (HA) é uma doença crônica não transmissível (DCNT) definida por níveis pressóricos, em que os benefícios do tratamento (não medicamentoso e/ ou medicamentoso) superam os riscos. Trata-se de uma condição multifatorial, que depende de fatores genéticos/epigenéticos, ambientais e sociais. Em ambos os sexos, a frequência de HA aumenta com a idade, alcançando 61,5% e 68,0% na faixa etária de 65 anos ou mais, em homens e mulheres, respectivamente. Sobre a HA, analise as afirmações a seguir:
I.Ela é caracterizada por elevação persistente da pressão arterial (PA), ou seja, PA sistólica (PAS) maior ou igual a 140 mmHg e/ou PA diastólica (PAD) maior ou igual a 90 mmHg, medida com a técnica correta em, pelo menos, duas ocasiões diferentes, na ausência de medicação anti-hipertensiva.
II.Deve-se estimular o indivíduo a alcançar peso ideal. A obesidade geral e a obesidade abdominal foram associadas ao aumento do risco de HA. Por outro lado, a diminuição do peso promove a diminuição da PA tanto em indivíduos normotensos quanto em hipertensos. É esperada a diminuição de 1mmHg por cada quilo de peso perdido;
III. O ideal é recomendar dieta tipo DASH, rica em frutas, vegetais, grãos e baixo teor de gordura. Redução de gordura saturada e trans.
IV.O consumo excessivo de sódio é um dos principais fatores de risco modificáveis para a prevenção e o controle da HA e das doenças cardiovasculares. Deve-se estimular a redução da ingestão de sódio e aumento da ingestão de potássio.
V.Todos os adultos devem ser aconselhados a praticar pelo menos 150 min/semana de atividades físicas moderadas ou 75 min/semana de vigorosas. Os exercícios aeróbicos (caminhada, corrida, ciclismo ou natação) podem ser praticados por 30 minutos em 5 a 7 dias por semana. A realização de exercícios resistidos em 2 a 3 dias por semana também pode ser recomendada.

É correto o que se afirma em: 

Como o envelhecimento populacional, ocorre, de forma concomitante, um agravamento das condições de saúde, associado muitas vezes a problemas econômicos, e acaba aumentando a demanda por instituições de longa permanência para idosos. Porém, a institucionalização, muitas vezes, pode desencadear quais tipos de quadros depressivos?

#Questão 1016673 - Fisioterapia, Fisioterapia em Geriatria, FGV, 2022, TCE-TO, Analista Técnico - Fisioterapia

Idosa, caucasiana, procurou atendimento fisioterapêutico portando exame de densitometria óssea com laudo confirmando quadro de osteoporose. Relatou dor leve e difusa principalmente nos membros inferiores, com piora progressiva no último ano. Considerando o caso, é adequado ao fisioterapeuta: 

O fisioterapeuta do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) realiza visita domiciliar a uma idosa de 72 anos, cadeirante e em uso de oxigênio via cateter nasal com fluxo à 2 L/m devido quadro de hipoxemia. Assinale a alternativa CORRETA que representa a FiO2 dessa paciente. 

Dentre as diferentes fases da vida, o envelhecimento é o período marcado pelo declínio atribuído a dois aspectos: a senescência e a senilidade. O impacto do envelhecimento na capacidade funcional pode culminar em um estado de fragilidade. O termo “fragilidade” vem ganhando espaço nas pesquisas sobre envelhecimento e é importante que profissionais que lidam com a população geriátrica o compreendam. A “fragilidade” é, por definição: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis