Questões sobre Fisioterapia em Geriatria

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Fisioterapia em Geriatria

Uma paciente do sexo feminino, 60 anos, com história de estenose grave da valva mitral, foi ao hospital realizar ecocardiografia transtorácica eletiva. Na saída do exame, apresentou perda súbita de consciência, foi conduzida à emergência para ser avaliada. Utilizada a Escala de Coma de Glasgow, apresentou a seguinte resposta:

Imagem associada para resolução da questão

Qual a pontuação obtida no teste e sua classificação na Escala de Coma de Glasgow? 

O envelhecimento é um processo do desenvolvimento normal, envolvendo alterações neurobiológicas, estruturais, funcionais e químicas. Neste processo, quedas e as consequentes lesões resultantes constituem um problema de saúde pública e de grande impacto social enfrentado hoje por todos os países em que ocorre expressivo envelhecimento populacional. Com relação às intervenções para controle do risco de queda, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Exercícios físicos que melhorem a força muscular. ( ) Exercícios físicos que melhorem o equilíbrio. ( ) Corrente interferencial para aumento da força muscular. ( ) Barras de apoio são considerados um controle de risco ambiental na indução de quedas.

Assinale a sequência correta. 

#Questão 1015541 - Fisioterapia, Fisioterapia em Geriatria, UPENET/IAUPE, 2022, SES-PE, Residência Multiprofissional em Saúde - Fisioterapia

A capacidade funcional está relacionada com aspectos físicos, cognitivos e emocionais do indivíduo. Quando a pessoa idosa começa a desenvolver um declínio de sua capacidade funcional, ela tem prejuízos em suas atividades de vida diária, podendo apresentar dependência para uma ou mais atividades do cotidiano e pode comprometer, também, a sua autonomia.
Nesse contexto, analise as afirmativas e coloque V nas verdadeiras e F nas falsas.
I. Independência e autonomia são termos frequentemente utilizados na área de envelhecimento. A autonomia relaciona-se com a habilidade de realizar, sem auxílio de outras pessoas, as atividades básicas de vida diária, sendo elas: (usar o telefone, fazer compras, preparar refeições, cuidar da casa, utilização de transportes, controle financeiro). II. Para avaliar a capacidade funcional do idoso, os profissionais da área da saúde utilizam ferramentas que auxiliam na identificação de possíveis perdas funcionais. São testes de rastreio cognitivo, rastreio para risco de depressão, testes de mobilidade e equilíbrio, escalas de avaliação de atividades básicas e instrumentais de vida diária, levantamento de dados nutricionais e de alimentação, queixas relacionadas à fala e comunicação, investigação de suporte familiar e social, entre outras. III. A avaliação da capacidade funcional permite atender as demandas específicas do indivíduo, norteando seu plano de cuidado, identificando riscos e prevenindo prejuízos na qualidade de vida do idoso. Essa prática requer um olhar interdisciplinar e exige do avaliador treinamento específico para o uso das ferramentas e interpretação dos resultados. 

Assinale a alternativa que indica a correspondência CORRETA.

A osteoartrite é a principal causa de incapacidade em idosos, com considerável impacto na qualidade de vida, atividades diárias e estado geral de saúde. Ainda, tal doença representa um grande gasto econômico para os sistemas de saúde. O tratamento definitivo é substituir a articulação por uma prótese total de quadril (PTQ), contudo, ainda há necessidade do tratamento fisioterapêutico no pós-operatório, sendo objetivos fundamentados do tratamento (por não causarem riscos):
I - Ganho de força muscular, visando condições para o paciente retornar à natação. II - Ganho de propriocepção, visando retorno à dança de salão. III - Ganho de amplitude de movimento, visando retorno ao ciclismo

 O envelhecimento é um processo natural, e atualmente as pessoas vivem mais; consequentemente, tem ocorrido o envelhecimento populacional. Os cuidados à saúde dessa população têm crescido, bem como as preocupações com diversos aspectos éticos, como:
I - Respeito à autonomia. II - Princípio da não maleficência. III - Princípio da privacidade

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis